As famílias contempladas com um apartamento, no Residencial Vista do Verde II, no Bairro das Indústrias, em João Pessoa, já estão se acomodando em suas novas moradias, obedecendo a um cronograma de ocupação estabelecido pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) para evitar aglomerações. As famílias continuaram ocupando o local nesta quarta-feira (23). O condomínio foi inaugurado no último dia 18 e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo federal por meio da Caixa.
Logo após a entrega das chaves as famílias começaram a se mudar. Renata José da Silva e o marido dela Paulo Sérgio Ramos pagavam aluguel há 18 anos desde o inicio do casamento e agora vão morar no residencial. Renata disse que o apartamento foi uma grande vitoria que eles alcançaram na vida, pois estavam inscritos no programa Habitacional da Prefeitura há seis anos e agora receberam o apartamento. “Nós morávamos em Mangabeira pagando aluguel e esse dinheiro agora vai fortalecer o rendimento da família”.
Dona Maria Zélia dos Santos morava em Colinas do Sul e pagava R$ 480 de aluguel, o que para ela era um sacrifício já que parte da renda da família era para cobrir essa despesa. Dona Zélia chegou para morar no Residencial nesta quarta-feira (23), com a certeza que vai melhorar a qualidade de vida dela, dos filhos e dos netos. “Quando me avisaram que nós tínhamos sido contemplados com um apartamento fiquei muito feliz, porque é a realização de um sonho”, comentou.
O moto boy Antônio Arimatéia Gomes também se mudou para o residencial nesta quarta-feira, com a mulher e dois filhos pequenos. Ele morava mo Alto do Mateus e pagava aluguel no valor de R$ 450 por mês, um dinheiro para agora vai fazer parte do orçamento familiar. “Entrar no apartamento onde vou morar com a minha família foi um momento de grande emoção e eu só posso agradecer a Deus, ao prefeito Cícero Lucena e a secretaria Socorro Gadelha por terem dado essa presente para minha família”, comentou.
A Secretária de Habitação do município, Socorro Gadelha, explicou que as 192 famílias beneficiadas estão dividas entre pessoas que viviam em comunidades e ocupações em condições precárias, mas também pessoas que eram inscritas no Programa Habitacional da Prefeitura que pagavam aluguel. Ela disse que após a entrega das chaves, as famílias foram liberadas para fazer a mudança, obedecendo a um cronograma de ocupação por bloco para evitar aglomerações.
Ela adiantou que as famílias já estão sendo acompanhadas pelo Programa pós-ocupacional da Semhab, que vai manter uma equipe no Residencial para orientar os moradores na organização do condomínio e na sequência a Equipe Técnica e Social inicia um trabalho com ações recreativas e atividades físicas, mas também promovendo cursos de capacitação e profissionalização. Neste sentido, Socorro Gadelha lembrou que “o programa Pós-ocupacional está em sintonia com a filosofia humanista defendida pelo prefeito Cícero Lucena, cujo objetivo é cuidar da cidade e cuidar das pessoas, uma vez que vamos oferecer a essas famílias oportunidades que elas nunca tiveram antes”.
O Secretário executivo de Habitação, Ildeberto Lucena (Beto Pirulito), explicou que o residencial é bem estruturado, os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e para as famílias que têm pessoas com necessidades especiais ou problema de mobilidade as moradias são adaptadas. O residencial tem área de lazer, parque infantil e fica bem localizado dentro do Bairro das Indústrias. “O Residencial Vista do Verde II fica próximo de escolas, creches e o transporte coletivo passa na porta, o que vai facilitar a vida dos moradores, no deslocamento para o trabalho e na volta pra casa”, completou.