Milho comercializado a preço acessível, plantado e colhido por agricultores familiares da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), artesanato e o melhor da gastronomia regional, foram a marca do primeiro dia do V Festival do Milho da Cecaf. O evento, na edição deste ano, trouxe um novo formato em sua estrutura, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid e proporcionando mais espaço para os produtores, artesãos e consumidores. Em seu primeiro dia, mais de 74 mil espigas foram comercializadas.
Os agricultores estão animados com a retomada do Festival, que no ano passado não aconteceu. Dona Maria Odete da Silva, mais conhecida por Dona Detinha, é uma delas. Natural de Pitimbu, cresceu com a agricultura, que sempre foi sua principal fonte de renda. “Eu trouxe noventa mãos de milho só pra hoje, isso dá mais de quatro mil espigas, e tenho certeza que até meio dia vou ter vendido tudo. O melhor aqui é que tá tudo no precinho familiar, da família Cecaf. Tem milho de qualidade pra todo mundo e ninguém fica sem”, explicou.
Pedro Monteiro de Barros também está na cota dos empolgados com as vendas. Natural de Pedras de Fogo, começou o dia com 50 mãos de milho, mas logo mandou buscar mais. “Quando percebi a movimentação, pedi que fosse ao sítio trazer mais 50 mãos. Tenho fé que até o final do evento a gente venda as cem e amanhã vou trazer milho em maior quantidade”, destacou.
O milho de qualidade e em abundância, além da organização, chamaram a atenção dos consumidores. Pedro Limeira, servidor público, veio do Pedro Gondim conferir o Festival e conhecer a Cecaf. “Ouvi no rádio que ia acontecer a partir de hoje e vim conhecer. Achei tudo muito organizado”, relatou. Nesta terça a programação foi até às 12h, mas nesta quarta (23) o evento se estende até às 17h.
“Tem milho em abundância a partir de vinte reais a mão, artesanato, canjica, pamonha, pé de moleque, bolos de todo tipo, além das nossas cozinhas que possuem o melhor da gastronomia regional, a um preço acessível. Esse ano contamos com o apoio de alguns parceiros e estamos também com um espaço dedicado à saúde. Além de testes rápidos da Covid, oferecemos pilates e orientação nutricional, por meio de parceria com a fisioterapeura Raiane Rodrigues”, explicou Natália Beserra, diretora da Cecaf.
O evento conta com atrações culturais todos os dias, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e foi preparado um cenário especial, simulando uma cidade cenográfica, onde os consumidores podem aproveitar para fazer fotos. “Estamos realizando o Festival do Milho de uma maneira que nunca foi realizado. Os agricultores e artesãos perceberam esse nosso cuidado e estão muito felizes. Poder conferir o retorno, a alegria desses trabalhadores, é muito gratificante. E esse trabalho de diálogo, mais sensível, está sendo uma marca da Sedurb na gestão atual”, explicou Ubaldo Pequeno, secretário – executivo da pasta.
Programação:
Quarta-feira (23) – 7h às 17h – Apresentações culturais a partir das 9h – Quadrilha Junina Só Risos, o Trio Fuá, Forró Fikado e o cantor Ramon Schnayder
Quinta-feira (24) – 5h às 12h – Apresentações culturais a partir das 9h – Boi de Rei Estrela do Norte e o Trio Xoteando.