30.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueMais de 74 mil espigas são comercializadas no primeiro dia do Festival...

Mais de 74 mil espigas são comercializadas no primeiro dia do Festival do Milho da Cecaf

Milho comercializado a preço acessível, plantado e colhido por agricultores familiares da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), artesanato e o melhor da gastronomia regional, foram a marca do primeiro dia do V Festival do Milho da Cecaf. O evento, na edição deste ano, trouxe um novo formato em sua estrutura, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid e proporcionando mais espaço para os produtores, artesãos e consumidores. Em seu primeiro dia, mais de 74 mil espigas foram comercializadas.

Os agricultores estão animados com a retomada do Festival, que no ano passado não aconteceu. Dona Maria Odete da Silva, mais conhecida por Dona Detinha, é uma delas. Natural de Pitimbu, cresceu com a agricultura, que sempre foi sua principal fonte de renda. “Eu trouxe noventa mãos de milho só pra hoje, isso dá mais de quatro mil espigas, e tenho certeza que até meio dia vou ter vendido tudo. O melhor aqui é que tá tudo no precinho familiar, da família Cecaf. Tem milho de qualidade pra todo mundo e ninguém fica sem”, explicou.

Pedro Monteiro de Barros também está na cota dos empolgados com as vendas. Natural de Pedras de Fogo, começou o dia com 50 mãos de milho, mas logo mandou buscar mais. “Quando percebi a movimentação, pedi que fosse ao sítio trazer mais 50 mãos. Tenho fé que até o final do evento a gente venda as cem e amanhã vou trazer milho em maior quantidade”, destacou.

O milho de qualidade e em abundância, além da organização, chamaram a atenção dos consumidores. Pedro Limeira, servidor público, veio do Pedro Gondim conferir o Festival e conhecer a Cecaf. “Ouvi no rádio que ia acontecer a partir de hoje e vim conhecer. Achei tudo muito organizado”, relatou. Nesta terça a programação foi até às 12h, mas nesta quarta (23) o evento se estende até às 17h.

“Tem milho em abundância a partir de vinte reais a mão, artesanato, canjica, pamonha, pé de moleque, bolos de todo tipo, além das nossas cozinhas que possuem o melhor da gastronomia regional, a um preço acessível. Esse ano contamos com o apoio de alguns parceiros e estamos também com um espaço dedicado à saúde. Além de testes rápidos da Covid, oferecemos pilates e orientação nutricional, por meio de parceria com a fisioterapeura Raiane Rodrigues”, explicou Natália Beserra, diretora da Cecaf.

O evento conta com atrações culturais todos os dias, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e foi preparado um cenário especial, simulando uma cidade cenográfica, onde os consumidores podem aproveitar para fazer fotos. “Estamos realizando o Festival do Milho de uma maneira que nunca foi realizado. Os agricultores e artesãos perceberam esse nosso cuidado e estão muito felizes. Poder conferir o retorno, a alegria desses trabalhadores, é muito gratificante. E esse trabalho de diálogo, mais sensível, está sendo uma marca da Sedurb na gestão atual”, explicou Ubaldo Pequeno, secretário – executivo da pasta.

Programação:

Quarta-feira (23) – 7h às 17h –  Apresentações culturais a partir das 9h – Quadrilha Junina Só Risos, o Trio Fuá, Forró Fikado e o cantor Ramon Schnayder

Quinta-feira (24) – 5h às 12h – Apresentações culturais a partir das 9h –  Boi de Rei Estrela do Norte e o Trio Xoteando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas