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Acesso mensal ao Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa aumenta 49,56%

O Portal da Transparência de João Pessoa registrou um crescimento de 49,56% na média de acessos mensais em relação ao ano passado. Para oferecer informações de excelência à sociedade, é determinante que os servidores públicos sejam parceiros engajados nesse propósito. Os dados são da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp).

Neste ano, o Portal da Transparência registrou uma média mensal de 31.796 mil acessos. No ano passado, foram registrados 21.260 mil acessos por mês. Já nos últimos anos, 2019 e 2018, foram 12.032 e 10.881 acessos mensais, respectivamente. Esses dados comprovam o crescimento da busca por informações e transparência pela sociedade.

Segundo a técnica Municipal de Controle Interno da Transparência, Juliana Vaz, a “experiência do servidor e a do cidadão são intrinsecamente ligadas. Para fornecer dados e informações de excelência à sociedade, é determinante que os servidores públicos sejam parceiros engajados nesse propósito, com visão sistêmica e empática da realidade dos cidadãos. Esse processo gera uma maior transparência das ações realizadas pela gestão pública e consequentemente, credibilidade para a população”, explicou.

De acordo com Vaz, o aumento no número de acessos ao Portal da Transparência a cada ano mostra que o cidadão está cada vez mais interessado em acompanhar e fiscalizar as ações realizadas pela Prefeitura. “Este resultado aumenta a responsabilidade da gestão em efetuar o aprimoramento constante da transparência para oferecer informações de qualidade e de modo tempestivo aos usuários, já que é dever da administração pública municipal garantir o direito de acesso à informação e instrumentalizar a sociedade para a realização do controle social”, destacou.

Juliana Vaz ressaltou ainda que a valorização e o engajamento do servidor público são instrumentos importantes para garantir a qualidade do trabalho no atendimento às demandas da sociedade. “Vivemos um momento em que o servir público tem sua imagem corrompida, sendo encarado como burocrático e ineficiente. No entanto, é preciso resgatar o propósito do servidor em contribuir para a melhoria das políticas públicas. Esse é um compromisso de todos e advém do envolvimento dos indivíduos e do sentimento de pertencimento com a causa e a entrega”, destacou.

A servidora pública Larissa Albuquerque, do Setor de Contratos e Convênios da Secretaria Municipal de Saúde, compreende que o engajamento e comprometimento mais efetivo gera resultados eficientes para gestão pública. “Eu acredito que uma boa gestão deve ser transparente e acessível à população, para que ela saiba quanto e como o dinheiro público foi aplicado e se os serviços estão sendo prestados de forma eficiente. Isso impacta positivamente a produtividade do servidor porque nos dá uma consciência de responsabilidade”, disse.

O Portal da Transparência, que é uma importante ferramenta de transparência ativa, tem trabalhado, com a colaboração essencial dos órgãos e secretarias do município, de maneira perene para publicizar as informações da gestão de forma hábil e competente. Os dados disponibilizados no Portal são de responsabilidade das secretarias e entidades do Poder Executivo Municipal, por serem eles os executores dos programas e os responsáveis pela gestão das ações governamentais.

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