26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baHU de João Pessoa inicia processos para implantação de prontuário eletrônico

HU de João Pessoa inicia processos para implantação de prontuário eletrônico

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciou os trabalhos para implantação de prontuário eletrônico. A expectativa é que o novo modelo esteja em funcionamento no segundo semestre de 2021, proporcionando redução de gastos com impressão, aumento na agilidade dos atendimentos, maior compartilhamento de informações e mais segurança em relação aos dados dos pacientes.

Atualmente, o HULW-UFPB trabalha com prontuários físicos (de papel). “O prontuário eletrônico definido como padrão para a rede Ebserh está disponível dentro do próprio AGHU, que é o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários. Trabalhamos com a versão 6.9, em que também temos disponível o Prontuário On-line (POL), que é um módulo para registro de informações médicas, mas sem a possibilidade de assinatura de documentos de forma eletrônica”, explica Samyr Santos Delfino, chefe do Setor de Gestão de Processo e Tecnologia da Informação (SGPTI).

“Com a implantação da versão AGHUx, nossa expectativa é que ocorra a liberação de uma versão mais completa desse prontuário, possibilitando a assinatura de documentos médicos e de enfermagem (isso em um primeiro momento) para que possamos caminhar para um sistema de prontuário eletrônico de fato”, acrescenta o chefe do SGPTI.

SISTEMA OFERECE VÁRIOS BENEFÍCIOS 

Os benefícios decorrentes da substituição do sistema físico para o digital são inúmeros e muito esperados no HULW. Não é para menos, afinal, o prontuário eletrônico reúne uma série de vantagens em relação ao formato em papel, entre eles maior legibilidade e acesso mais rápido às informações do paciente, além da possibilidade de se criar e avaliar indicadores de qualidade assistencial de várias áreas.

“O prontuário eletrônico não só vai facilitar o trabalho da equipe (pois vai reduzir o número de passos para disponibilizar a ação do arquivo médico até chegar ao posto de atendimento, o que torna mais rápida a assistência ao paciente), mas também vai dar mais segurança de que todas as informações estarão sempre disponíveis, evitando extravio de prontuário ou perda de folhas que compõem o prontuário médico”, afirma o gerente de Atenção à Saúde do HULW, José Eymard Filho.

“Também vai garantir que possam ser realizadas, de modo mais adequado, pesquisas dentro do Hospital Universitário, porque a qualidade da informação fica muito mais disponível. Então, a redução de gastos na manutenção de prontuário, a agilidade da disposição de prontuário e a qualidade da informação melhor registrada no prontuário eletrônico vão se traduzir numa melhor assistência ao paciente”, completa José Eymard.

IMPLANTAÇÃO – Para poder implantar o prontuário eletrônico, o Lauro Wanderley vai investir em melhorias. “A atual superintendência tem realizado esforços no sentido de melhorar a nossa infraestrutura por meio da aquisição de novos computadores, que serão utilizados na renovação e expansão do parque atual, e de investimentos na rede lógica, incluindo cabeamento e switchs de distribuição. Inicialmente nas clínicas e, posteriormente, no ambulatório”, acrescenta o chefe do SGPTI.

Associado aos investimentos na infraestrutura, os profissionais da área assistencial do Hospital Universitário também serão treinados para poder operar o novo sistema. “Além dos treinamentos disponíveis pela Ebserh, o SGPTI possui o hábito de considerar etapas de treinamentos para usuários da ferramenta sempre que é iniciado um novo projeto de implantação de módulos do AGHU “, afirma Samyr Delfino.

Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas