O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou, nesta quinta-feira (29), 24 equipamentos pesados a municípios da Paraíba. São seis retroescavadeiras, oito motoniveladoras e 10 pás-carregadeiras. Os produtos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares por meio do programa Máquinas do Desenvolvimento, do MDR, e somam R$ 11,6 milhões em investimentos.
O programa Máquinas do Desenvolvimento tem o objetivo de apoiar os municípios de baixa e média renda por meio da aquisição de equipamentos básicos de infraestrutura e para os setores produtivos. Esta é a primeira vez que os maquinários adquiridos pelo MDR foram reunidos numa única licitação. Antes, os convênios eram firmados com cada município, gerando processos de compra pequenos e individualizados.
“Esta ação vai permitir que as prefeituras tenham condição de oferecer serviços de qualidade para a sua população. Não apenas com a abertura de estradas, mas também com motoniveladoras e outras máquinas que permitam atender a demanda da população”, ressaltou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Voltaremos à Paraíba em breve para entregar mais máquinas”, completou.
Marinho destacou que há uma ata aberta no MDR para que parlamentares de todo o País possam encaminhar emendas para a aquisição de máquinas para seus estados. Os interessados devem encaminhar ofício para a Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aespri) da Pasta pelo e-mail [email protected].
As retroescavadeiras serão encaminhadas para as cidades de Carrapateira, Casserengue, São José da Lagoa Tapada, São José da Caiana, São José dos Cordeiros e Alcantil. As pás-carregadeiras irão para Belém do Brejo do Cruz, Catingueira, Cuité da Mamanguape, Ibiara, Igaracy, Joca Claudino, Paulista, Santa Cruz, Serra Grande e Vista Serrana. Já as motoniveladoras beneficiarão as cidades de Uiraúna, Cajazeiras, Santana de Mangueira, Parari, Prata, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio e Guarabira.
Para o segundo semestre, está previsto o repasse de mais 10 escavadeiras hidráulicas para cidades paraibanas, com o custo de R$ 5,6 milhões.
No total, 6,2 mil máquinas pesadas poderão ser adquiridas por meio do programa Máquinas do Desenvolvimento, beneficiando 3,3 mil municípios em todas as regiões do País.