A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) concluiu o serviço de podas de 30 árvores e removeu a sucata de um veículo abandonado durante ação realizada nesta quarta-feira (21) no bairro de Gramame, na Zona Sul da cidade. A iniciativa atende a uma demanda reprimida feita pela população através da Secretaria Executiva de Participação Popular.
De acordo com o secretário Fábio Carneiro, a ação executada pelas equipes da Diretoria de Paisagismo (Dipai) resultou na poda de 30 árvores (rebaixamento e levantamento das copas), supressões de três árvores, que estavam com a estrutura comprometida, e a remoção de uma sucata. “Além da segurança da população, por conta do risco de queda das árvores, também atuamos para evitar possível proliferação de arboviroses, com a dengue, zika e chikungunya, já que a sucata de um veículo é um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.
O diretor de Paisagismo da Sedurb, Jair Soares, ressaltou que abandonar veículos nas ruas ou terrenos públicos ou privados é uma prática proibida pelo Código de Posturas do Município. Ele lembrou que, segundo a lei municipal, caso o proprietário não promova a retirada do veículo num prazo de 24 horas após ser notificado, a Secretaria tem o direito de fazê-la. “A medida se faz necessária para garantir o ordenamento público da cidade e evitar que esses ambientes ajudem na proliferação de insetos e roedores”, destacou.
Serviço – Para solicitar os serviços da Operação Sucata Zero, o cidadão pode entrar em contato com a fiscalização da Sedurb pelo telefone 3264-1484 ou e-mail [email protected]. Mais informações também podem ser obtidas no anexo da Sedurb, localizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, nº 1.112, José Américo.