A Prefeitura de João Pessoa vem trabalhando para garantir a segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade social e uma destas ações é a distribuição de gêneros alimentícios. Durante visita ao Banco de Alimentos nesta quarta-feira (14), o prefeito em exercício Leo Bezerra acompanhou a entrega de mais 5 toneladas de alimentos para entidades cadastradas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e para as famílias que fazem uso das seis Cozinhas Comunitárias administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Leo Bezerra destacou a participação da população nas ações sociais da Prefeitura e lembrou que os gestos solidários reforçam uma corrente do bem. “Doar é um ato de amor e solidariedade. Nessa pandemia várias pessoas se uniram a nós. Por causa desses gestos, arrecadamos duas toneladas de alimentos somente nos postos de vacinação. Além disso, a Prefeitura doou cinco toneladas de macaxeira e milho verde para 11 instituições de assistência social, que atende crianças especiais, pessoas com câncer e idosos. Graças a Deus, à contribuição dos pessoenses e à parceria da Prefeitura com o governo do Estado nesse trabalho, estamos fazendo essa corrente do bem”, frisou.
A compra dos gêneros alimentícios é feita através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto a agricultores familiares da região e são distribuídos pelo Banco. No período que comporta o mês de março e início de abril, já foram distribuídas mais de 75 toneladas de alimentos, das 160 toneladas previstas dentro do plano para minimizar os impactos sociais da pandemia de Covid-19.
Além do que foi adquirido pela Prefeitura, o Banco de Alimentos também recebeu 610 quilos de alimentos doados por agricultores. “A gestão municipal está empenhada em amenizar o dia a dia das famílias em vulnerabilidade social e por isso estamos realizando diariamente entregas de alimentos, reforçando a produção nas nossas Cozinhas Comunitárias e Restaurante Populares para que a população tenha o suporte que precisa neste momento difícil da pandemia”, completou Felipe Leitão, secretário de Desenvolvimento Social.
Campanha – Outro ato de solidariedade que vem sendo importante é a campanha “A vacina salva vidas. A solidariedade também”. Em menos de 15 dias foram arrecadadas mais de duas toneladas de alimentos nos postos de vacinação contra a Covid-19 espalhados pela cidade. Assim como os alimentos distribuídos pelo Banco de Alimentos, as doações da população serão organizadas em cestas nutricionais e doadas para famílias em vulnerabilidade social.
Como colaborar – Para realizar doação junto ao Banco de Alimentos, os agricultores e comerciantes interessados devem entrar em contato através do telefone (83) 3214-5496 ou pelo endereço de e-mail bancodealimentos_pmjp@hotmail.