Os casos de covid-19 em crianças são menos frequentes do que nos adultos, mas elas podem desenvolver a infecção e, mesmo com sintomas leves ou assintomáticas, transmitir a doença. Durante a pandemia, levar a criança ao hospital nem sempre deve ser a primeira conduta, por isso, a Unimed João Pessoa elaborou um protocolo que ajuda os pais a tomarem a melhor decisão na hora de buscarem ajuda médica para o filho. O documento é baseado em estudos e na experiência adquirida nos meses de enfrentamento à covid-19.
As orientações dependem do estado de saúde da criança, dos sintomas apresentados e do contato ou não com uma pessoa que testou positivo para covid-19.
Confira as recomendações:
Teleconsulta – A Unimed João Pessoa oferece o atendimento por teleconsulta para crianças e adultos. O serviço deve ser procurado quando os pais precisarem de orientações sobre sinais ou sintomas da covid-19 e quando houver a necessidade de realização de exames.
“A teleconsulta deve ser acionada, por exemplo, quando o pai souber que o filho teve contato com alguém que testou positivo e estiver em dúvida se a criança foi contaminada ou ainda se identificar algum sinal ou sintoma leve”, alerta a pediatra e intensivista Alexandrina Lopes, diretora clínica e técnica do Hospital Pediátrico Unimed JP.
O serviço funciona todos os dias, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h30. O acesso é pelo endereço www.unimedjp.com.br/ teleconsulta.
Atendimento ambulatorial – Os pais devem optar por este tipo de atendimento quando a criança apresentar sinais e sintomas e precisarem da avaliação de um pediatra. Os sintomas que merecem atenção são a tosse e coriza ou o início de um quadro de dispneia leve. “Nesses casos, é preciso ter a avaliação de um médico para definir se a criança vai ser medicada e vai tratar em casa ou se terá que ser encaminhada para um hospital, dependendo do diagnóstico”, explica a pediatra.
Esse tipo de atendimento pode ser realizado no consultório do médico que já faz o acompanhamento da criança ou no Centro Médico Unimed – Zona Sul, que fica na Avenida Sérgio Guerra, 281, nos Bancários.
Atendimento hospitalar – O serviço deve ser procurado quando houver sinais que indiquem riscos maiores, como vômitos constantes, febre alta por mais de 48 horas, cansaço acentuado, diarreia, sonolência ou déficit neurológico. “Uma criança que, provavelmente, vá precisar de hidratação, realização de exames ou internação deve ser levada ao hospital. Mas, é importante frisar que, nesta época de pandemia, não devemos aglomerar, temos que evitar estar próximos a outros pacientes que tenham sintomas de covid. Por isso, a ida ao hospital tem que ser bem pensada”, orientou Alexandrina.
O Hospital Pediátrico Unimed JP é uma das opções para onde levar a criança para atendimento. Referência na rede própria da Cooperativa para atendimentos a crianças, a unidade conta com Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo e Urgência e Emergência.
Todo o atendimento é realizado por especialistas em pediatria, o que proporciona mais segurança no diagnóstico e tratamento das enfermidades. O Hospital Pediátrico Unimed fica na Avenida Ministro José Américo de Almeida, 1338, Torre, próximo ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley.
Sinais e sintomas – Os sinais e sintomas da covid-19 não são apenas os respiratórios. É preciso observar esses outros que seguem abaixo, mas atenção: um sintoma isolado não deve ser considerado covid. A presença de mais de um e o histórico de contato com pessoa positivada para doença, no entanto, podem sugerir um caso, que será avaliado pelo médico.
Veja alguns sintomas:
Febre alta
Taquicardia
Cansaço acentuado
Sonolência
Diarreia
Vômito
Falta de apetite
Dermatites
Coriza
Tosse seca