29.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueNilda Gondim comemora aprovação de projetos que ampliam conquistas das mulheres brasileiras

Nilda Gondim comemora aprovação de projetos que ampliam conquistas das mulheres brasileiras

“Agora podemos dizer com toda propriedade que temos uma representação feminina mais fortalecida no Senado Federal”, afirmou a senadora Nilda Gondim (MDB-PB) após a aprovação, no final da tarde de terça-feira (09), do Projeto de Resolução nº 06/2021, que cria, em caráter permanente, a figura da liderança feminina no Colégio de Líderes do Senado. “A primeira líder da bancada feminina será a senadora Simone Tebet (MDB-MS)”, informou a senadora paraibana.

O PRS nº 06/2021 foi apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e teve o apoio das doze senadoras com assento na Casa. A matéria veio acrescentar o art. 66-B ao Regimento Interno do Senado (Resolução nº 93/1970) para garantir à representação feminina o direito de indicar líder e vice-líderes e de exercer, através da liderança, no que couber, as prerrogativas asseguradas aos líderes de partido ou blocos parlamentares.

Por iniciativa da relatora Rose de Freitas ((MDB-ES), o projeto foi aprovado com emenda estabelecendo que haverá revezamento entre as integrantes da bancada feminina a cada seis meses nos cargos de líder e vice-líderes. Também ficou determinado que a vice-líder substituirá a líder nos casos de impedimento ou ausência da titular.

Nos termos do projeto, a liderança da bancada feminina contará com toda a estrutura e com todas as prerrogativas oferecidas para líderes de partido ou bloco parlamentar, como preferência para uso da palavra, possibilidade de orientar votações e de participar do Colégio de Líderes do Senado. Terá também a prerrogativa de apresentação dos destaques na tramitação dos projetos.

Para Nilda Gondim, a aprovação do PRS nº 06/2021 significou uma importante conquista da mulher brasileira, à medida que veio garantir à representação feminina o direito de voz e voto no Colegiado de Líderes, e também no Plenário, na defesa pela aprovação ou rejeição das matérias submetidas à apreciação e deliberação do Senado Federal.

Outros projetos de interesse da mulher – Nilda Gondim também ressaltou a aprovação, na sessão de 09 de março, do Substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei nº 1.369/2019, da senadora Leila Barros, que altera o Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal) para incluir o art. 147-A, que dispõe sobre o crime de perseguição obsessiva.

Nos termos da matéria, que agora segue para sanção, perseguição obsessiva significa “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão e multa, sendo aumentada de metade se o crime for cometido contra criança, adolescente ou idoso; contra mulher por razões da condição de sexo feminino, ou mediante concurso de duas ou mais pessoas ou com o emprego de arma. As penas deste citadas são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.

Educação e tecnologia – Outra matéria de interesse da mulher destacada por Nilda Gondim e aprovada na sessão de 09 de março foi o Projeto de Lei do Senado nº 398/2018, da senadora Maria do Carmo Alves, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei de Inovação Tecnológica para dispor sobre estímulo e diminuição de barreiras à participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Aprovado com três emendas, o PLS nº 398/2018 segue agora para a Câmara dos Deputados, onde será submetido a nova apreciação e deliberação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas