A Prefeitura vai monitorar todas as áreas contempladas no Programa João Pessoa Cidade Sustentável para evitar ocupações indevidas em locais públicos. O compromisso com o programa que destinará 100 milhões de dólares a 60 projetos na cidade foi estabelecido na tarde desta quinta-feira (11) durante reunião entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a coordenadora de aspectos ambientais da Unidade Executora do Projeto, Thaís Gidi Portella.
De acordo com a gestora, foram detectados indícios de ocupações em algumas áreas, sendo necessário haver adequação às exigências do programa quanto às questões socioambientais. O secretário da Sedurb, Fábio Carneiro, garantiu empenho nas demandas apresentadas e já anunciou medidas para solucionar as irregularidades nessas comunidades.
Ele disse que equipes da Sedurb intensificarão o monitoramento e também vão estar atentas para fazer um trabalho de conscientização junto à população pessoense. “Vamos monitorar todas essas áreas, para garantir a execução desse importante projeto, e também instalar placas educativas alertando para a necessidade de mantermos essas localidades devidamente preservadas”, destacou
Conforme Thaís Gidi Portella, o programa Cidade Sustentável ficou praticamente parado durante os últimos dois anos, quando apenas 1% do projeto foi executado, e por conta disso, correu o risco da perda de recursos da ordem de 100 milhões de dólares.