30.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baHU de João Pessoa completa 41 anos de fundação com previsão de...

HU de João Pessoa completa 41 anos de fundação com previsão de ampliar serviços para usuários

Um dos principais centros de saúde da Paraíba, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completa 41 anos de fundação nesta sexta-feira (12). A data histórica marca também um momento especial para o hospital, que está articulando com a Prefeitura de João Pessoa a possibilidade de ampliar a oferta de serviços, especialmente em relação a exames de diagnóstico por imagem, cirurgias cardíacas e oncologia.

O hospital-escola da UFPB foi fundado em fevereiro de 1980 durante o reitorado de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. A construção do prédio do HULW, no entanto, começou bem antes, em 1968, envolvendo outros dois reitorados: o de Guilardo Martins e o de Humberto Nóbrega. O nome da unidade de saúde é uma homenagem ao professor Lauro dos Guimarães Wanderley (1900-1968), fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba na década de 1950.

 “O Hospital Universitário Lauro Wanderley é um jovem adulto que se recria a cada dia e toma mais impulso. Exemplo disso foi a inauguração recente da ala específica dedicada à covid-19”, comenta o reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia. Para ele, “todos e todas que formam o HULW, que deram o seu melhor em gestões passadas e fazem o mesmo atualmente, merecem os parabéns”.

O reitor Valdiney Gouveia destacou que, atualmente, a gestão do HULW é formada por um grupo bastante coeso, tendo à frente o superintendente Marcelo Tissiani e os gerentes Fábio Lopes (Administrativo), José Eymard Filho (Assistência à Saúde) e Eduardo Fonseca (Ensino e Pesquisa). “É um grupo bastante coeso, trabalhando para que esse HU possa a cada dia permanecer mais jovial, mais produtivo, mirando o futuro. Estão todos de parabéns, e a UFPB por ter um hospital-escola maravilhoso como o HULW”, afirma o reitor.

Nesses 41 anos de história, o Hospital Universitário Lauro Wanderley tem prestado um importante serviço aos usuários do Sistema único de Saúde. “Para assistir à comunidade, contamos com uma equipe capacitada e 48 especialidades médicas. Atualmente, o hospital dispõe em seu quadro funcional de 2.000 colaboradores nas áreas médica, assistencial e administrativa. Trata-se do nosso ativo mais importante e que faz o hospital ser o que é hoje: um dos mais importantes centros de saúde da região Nordeste”, ressalta Tissiani.

 MAIOR OFERTA DE SERVIÇOS PARA A COMUNIDADE 

Conforme o superintendente do HULW-UFPB/Ebserh, Marcelo Tissiani, nas tratativas com a Prefeitura de João Pessoa, que é o gestor municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), está sendo articulado que o HULW realize cirurgias cardíacas e amplie a oferta de mamografia e de ressonância magnética. Há possibilidade de que o quantitativo de mamografias passe de 150 para 1.200 exames e de que o número de ressonância magnética saia de 100 para 500.

“Além disso, em fase de construção com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, está um novo modelo de gestão para nossa maternidade e para a Maternidade Cândida Vargas, em que ficaremos responsáveis pela assistência de alto risco e a Cândida Vargas, pelo risco habitual”, explica Tissiani.

O gestor complementou que está otimista com o relacionamento que vem sendo construído com a prefeitura da capital, visto que o processo está bem avançado. “O alinhamento com a prefeitura está bastante próximo e estamos esperançosos”, diz. A ampliação de serviços oferecidos pelo HULW-UFPB foi discutida na sexta-feira passada (5), em um encontro entre o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e a secretária-ajunta da Saúde, Rossana Sá, com o superintendente do Lauro Wanderley.

No momento, o Hospital Universitário conta com 218 leitos e tem importante papel na atenção à saúde. A instituição oferece serviços de saúde de média e alta complexidade (ambulatorial e hospitalar), em 15 linhas de cuidado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas