A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe até a segunda-feira (15) os formulários com o quantitativo de cirurgias eletivas em espera nos municípios paraibanos. O levantamento anual auxilia no planejamento deste tipo de cirurgias e auxilia também na elaboração do cronograma do programa Opera Paraíba deste ano, que tem como finalidade diminuir a fila de espera por cirurgias no estado.
O cadastro destes pacientes é realizado pelos gestores municipais por meio de uma plataforma específica, na qual os municípios informam os dados do tipo de procedimento a ser realizado. De acordo com a gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência da SES, Carolina Lucena, esta quantificação é essencial, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19.
“É essencial que os municípios enviem o formulário de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos preenchido dentro do prazo para que possamos delinear o planejamento e fazer os encaminhamentos dentro dos protocolos sanitários”, reforça a gerente.
Os formulários também serão utilizados para dar seguimento ao programa Opera Paraíba, que visa atender aos pacientes que esperam na lista de cirurgias, contemplando 36 tipos de procedimentos nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. Em 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o programa realizou 6.468 cirurgias, sendo 2.904 de catarata.