O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), divulgou nesta terça-feira (9) o edital dos três novos programas de Residência Médica. As inscrições serão feitas on-line e estão abertas até o dia 18 de fevereiro, às 16h, e as áreas contempladas são Cirurgia Pediátrica, Endoscopia Ginecológica e Medicina Intensiva Pediátrica.
Uma taxa de R$ 400 é cobrada aos candidatos e deverá ser paga exclusivamente por meio de transferência bancária e os interessados podem se inscrever no endereço eletrônicohttps://forms.gle/
As atividades do programa iniciarão no dia 1º de março. Os residentes receberão, mensalmente, a bolsa de residência estipulada pelo Ministério da Saúde e Educação, no valor bruto atual de R$ 3.330,43.
A secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, informou que as unidades-sedes dos programas de residência médica são o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, a Maternidade Frei Damião e outros campos de práticas da rede estadual de saúde ou ainda de parceiros conveniados. “A ampliação dos programas de Residência Médica aqui na Paraíba tem como foco a linha de cuidado materno-infantil. Esta é a nossa prioridade dentro da estratégia de diminuir a mortalidade de mães e crianças”, pontuou.
A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.
O edital completo do programa de Residência Médica pode ser acessado no site oficial do Governo da Paraíba, no link https://paraiba.pb.gov.