O deputado Estadual, Lindolfo Pires (Podemos), apresentou voto de aplausos à Direção da Organização Não Governamental Acauã Produções Culturais, do município de Aparecida, na pessoa do senhor José França de Oliveira, pelos 30 anos de fundação da referida ONG, que tantos serviços têm prestado à cultura do alto sertão paraibano.
O parlamentar sousense justifica a importância da ONG, fundada em 01 de dezembro de 1990, pelo produtor cultural Laércio Filho, a Acauã Produções Culturais – ONG cultural da cidade da Aparecida chega aos trinta anos em dezembro de 2020, com uma enorme produção cultural iniciada no teatro, enveredando pela música, literatura, artes plásticas, comunicação comunitária e audiovisual.
“Ao completar trinta anos oferecendo cultura a uma região do alto sertão da Paraíba, carente de tentas necessidades, representa motivo de satisfação e de orgulho. Esta homenagem que ora prestamos a ACAUÃ PRODUÇÕES CULTURAIS, do município de Aparecida, é um reconhecimento da coragem e abnegação de todos os seus dirigentes em proporcionar e transmitir a cultura como um requisito indispensável à cidadania e a vida do ser humano”, disse Lindolfo.
Lindolfo destaca que a entidade é tida como exemplo para outras instituições em todo o estado, motivo pelo qual tem assessorado várias iniciativas culturais, fortalecendo o que os seus dirigentes chamam de corrente de produtores e admiradores da cultura sertaneja.
“Toda essa história tem rendido à Acauã, inúmeros prêmios e homenagens, dentre elas, a Medalha Augusto dos Anjos, a mais importante comenda cultural concedida por esta Casa Legislativa”, pontuou.
Sobre a Produções Acauã Cultural:
Ao longo desses trinta anos, a Acauã Produções construiu uma história de muito sucesso com a realização de peças teatrais, com participação e premiação em vários festivais. Também promoveu dois festivais de música; produziu vários CDs com artistas da região; promoveu dezoito edições do Festival Sertanejo de Poesia – FESERP; publicou sete livros dos quais cinco antologias poéticas do FESERP; instalou e mantêm desde 1998 a rádio Acauã FM comunitária; produziu mais de vinte filmes de curtas e médias metragens e realizou nove edições da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano dentre tantos outros feitos importantes.
A Acauã Produções Culturais foi uma das pioneiras no sertão da Paraíba, na luta em defesa da democratização dos meios de comunicação instalando assim, a Rádio Comunitária Acauã FM, em 1998. Hoje, a emissora se encontra autorizada pela ANATEL, com outorga do Ministério das Comunicações e mantém diariamente uma programação voltada à valorização das raízes da cultura nacional.
Outro grande feito da Acauã nestes trinta anos tem sido a luta pela restauração, preservação e revitalização do Conjunto Histórico da Fazenda Acauã – Patrimônio Cultural tombado pelo IPHAN desde 1967- motivo do nome da instituição, situado no município de Aparecida. Neste conjunto se encontra instalado o Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, uma parceria da APC com o IPHAN e o Ministério da Cultura e lá são realizados vários eventos culturais a exemplo do Arraiá no Ponto – festejo junino tradicional e a Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano.
Na sede do município, a ONG é responsável pelo Ponto de Cultura Casa Antônio Nóbrega, espaço destinado às práticas culturais, dotada do Cine Clube Charles Chaplin, com exibições cinematográficas e vídeográficas todas as quintas-feiras, do Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão, voltado para a formação e produção audiovisual no sertão paraibano, além de oficinas e cursos de formação e capacitação nos mais diversos segmentos culturais.
Toda essa história tem rendido à Acauã, inúmeros prêmios e homenagens, dentre elas, a Medalha Augusto dos Anjos, a mais importante comenda cultural concedida por esta Casa Legislativa.