Quem circula por algumas ciclofaixas da Capital vai poder fazer isso com mais segurança e tranquilidade. Isso porque a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) está instalando balizadores para reforçar os limites entre a faixa de rolamento para veículos motorizados e a área para bicicletas. O novo equipamento já foi instalado no Largo de Tambaú e está em processo de implantação na Av. Ruy Carneiro. A intenção é que ele chegue a diversas ciclofaixas da cidade onde se verifique necessidade de reforço da sinalização.
De acordo com o superintendente da Semob-JP, Wallace Massini, a sinalização alerta e orienta os condutores para que respeitem os espaços delimitados. “Nosso objetivo é garantir a segurança de quem utiliza os modais de trânsito mais vulneráveis e incentivar as pessoas a utilizarem a bicicleta, que é um meio de transporte saudável, sustentável e ideal para pequenas e médias distâncias”, explicou.
O balizador é feito de PVC extraflexível, material resistente, mas dobrável quando pressionado com grande força, não oferecendo riscos de danos no caso de choque. “A intenção é criar mais um alerta aos condutores de veículos motorizados de que aquela área não é destinada ao seu veículo. Esta é uma estratégia já utilizada em outras capitais brasileiras e em outros países para reforçar a segurança do ciclista”, acrescentou Massini.
Infração – A circulação de veículos motorizados em ciclofaixas é passível de punição de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é de natureza gravíssima e acarreta multa no valor de R$ 880,41, além de sete pontos na CNH.