Com o objetivo de promover a mudança de hábitos de condutores e pedestres, os agentes de mobilidade têm um papel de extrema importância no dia a dia da mobilidade urbana em prol de promover um trânsito mais humanizado na segurança viária em nossa Capital. No dia 26 de novembro, por meio da Lei nº 12.991/2015, foi instituída o Dia do Agente de Trânsito, como forma de homenagear estes profissionais e destacar a importância do trabalho deles para a sociedade pessoense.
“Os agentes de mobilidade possuem a responsabilidade de promover a segurança viária em nossa cidade e o exercício diário de orientar, educar e fiscalizar condutores, ciclistas e pedestres. Parabenizamos estes profissionais que ajudam a preservar vidas diariamente na cidade de João Pessoa”, falou o superintendente da mobilidade urbana, Wallace Massini.
De acordo com o diretor de Operações, Sanderson Cesário, os agentes de mobilidade se submetem a situações de constante perigo pela exposição em cruzamentos, vias de trânsito rápido, além do risco durante as operações de fiscalização. “Os condutores precisam entender que o trabalho do agente é orientar e ajudar o cidadão em seus deslocamentos, no entanto, precisamos tomar atitudes mais rígidas quando o condutor comete a infração, pois podem prejudicar o trânsito e acarretar acidentes. Este trabalho é feito diariamente sob sol e chuva e merece todo o respeito e reconhecimento”, declarou o diretor.
Os servidores do trânsito também podem tem funções no setor de educação, vistoria de veículos, fiscalização de transportes, sinalização viária e na central de monitoramento de câmeras.
Disk-Semob – A população pode solicitar a intervenção dos agentes ligando para o 3218-9420 ou 9 8760-2134 (WhatsApp), em caso de irregularidade nas vias públicas.