28.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaSTF barra retorno do conselheiro Nominando Diniz ao TCE mais uma vez

STF barra retorno do conselheiro Nominando Diniz ao TCE mais uma vez

Afastado há quase um ano do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) no âmbito da Operação Calvário, o conselheiro Nominando Diniz ainda tenta voltar à Corte de Contas, mas não obtém êxito.

De acordo com matéria postada originalmente no blog do Wallison Bezerra, o processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) em segredo de Justiça, onde a defesa pede, sem sucesso, o retorno de Nominando à função.

O novo “não” veio do ministro Gilmar Mendes na última quarta-feira (18). No mês de setembro o próprio Gilmar já negado o pleito.

O Ministério Público Federal apura se Diniz cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro através de uma suposta organização criminosa. De acordo com os autos, há indícios que o conselheiro teve envolvimento nas fraudes em contratação de Organizações Sociais que geriam o serviço de saúde na Paraíba, inclusive com pagamento de vantagens indevidas para aprovar as contas da Cruz Vermelha do Brasil/RS relativas aos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016.

Para tentar livrar Nominando das cautelares impostas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em dezembro de 2019, a defesa alega que a decisão é ilegal “diante da falta de fundamentos fáticos e jurídicos” e que é equivocada a medida democrática no caso do mandado expedido pelo ministro Francisco Falcão, que impediu o exercício do cargo por parte do conselheiro.

Os advogados argumentam, ainda, que existe uma sucessão de atos que demonstram uma atuação abusiva do MPF na Operação Calvário. Além disso, que o STJ estaria inviabilizando o exercício do contraditório e ampla defesa desde o início das investigações.

Por isso, pedem que a concessão do habeas corpus para revogar o afastamento da função público, acesso à sede do TCE-PB e comunicação com servidores e membros da Corte “garantindo-se o regular retorno do paciente ao desempenho de suas funções institucionais”.

Para a Justiça, o afastamento de Nominando Diniz não se baseou apenas na delação premiada de Daniel Gomes, mas existem outros elementos que apontam a participação dele no esquema.

Há, por exemplo, a gravação de diálogos em que Daniel trata justamente do pagamento das propinas, além de conversas de WhatsApp e anotações em uma agenda apreendida no gabinete do conselheiro.

O que na visão do judiciário é um conjunto “robusto, ao menos para justificar a aplicação da medida de afastamento”.

Gilmar Mendes não viu a existência das razões apontadas no pedido. Ao contrário. O ministro disse que “vislumbra a existência de elementos que apontam, em tese, a participação do conselheiro nos crimes”.

Para o magistrado, “o suporte fático utilizado como fundamento pelo STJ se mostra apto a justificar a medida de afastamento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas