O Conselho Regional d Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), realiza neste domingo as eleições para eleger a sua nova diretoria. Na disputa está a chapa ( “ Renova Coren-PB”)representada por Selda Gomes, diretora da Maternidade Frei Damião, Dra. Selda Gomes. Ela afirmou que que, caso vença a disputa, dará prioridade à gestão do conselho.
A votação será exclusivamente pela rede mundial de computadores (internet), nos moldes da Resolução COFEN nº 428/2012, iniciando-se, preferencialmente, a partir das 08:00 horas estendendo-se por 24 (vinte e quatro) horas, e encerrando-se às 08:00 horas do dia 09/11/2020, conforme disposto no Art. 5º, §1º, II da Resolução COFEN nº 612/2019 c/c Art. 1º da Resolução COFEN nº 642/2020;Conforme estabelece o Código Eleitoral em seu Artigo 8º: “O direito de votar e de ser votado somente assiste àqueles que possuem inscrição definitiva ou remida no conselho onde o pleito é realizado”. Já no Artigo 9º o texto detalha: “…, são eleitos por meio de eleições diretas, mediante voto pessoal, secreto e obrigatório dos profissionais de enfermagem regularmente inscritos e adimplentes”. Ou seja, participam das eleições todos aqueles que possuem inscrição definitiva ou remida no Conselho e estiverem adimplentes com o Regional.
O Profissional inscrito e adimplente em mais de uma categoria Conforme o Artigo 8º, Parágrafo 2º do Código eleitoral, o “profissional de enfermagem que é inscrito em mais de uma categoria de quadros diferentes poderá exercer o voto em ambos os quadros, desde que adimplente”. Já o Parágrafo 3º do mesmo artigo completa: “Optando em exercer o voto em apenas uma categoria ficará isento de pagamento de multa”.
“Nossa especialidade maior é a gestão. Acreditamos que com a gestão e arrecadação que ultrapassa os R$ 5 milhões, somos capazes de implantar as sedes de Souza, Patos e do Alto Sertão, além de abrir mais processos seletivos porque, ao nosso ver, o que falta agora é gestão”, declarou.
Em entrevista concedida ao Sistema Arapuan, Selda contou que seu grupo traz na sua composição o olhar estadual e, sobretudo, regionalizado, pensando em trazer a essência do corpo da enfermagem paraibana ao bom debate que a categoria tanto espera.
“Representamos um grupo de profissionais da enfermagem que desejam um Coren mais atuantes, que olhe mais para a categoria e nos represente mais no dia a dia. Que, além de querer receber o pagamento da anuidade, também reverta isso em benefícios para a categoria. É dever nosso admitir que houve muitas conquistas, mas ainda tem muitas a serem feitas”, arrematou.
De acordo com a representante da chapa, Selda Gomes, como uma das propostas, a Chapa “RENOVA COREN-PB”, defende um processo administrativo gerencial transparente, uma atuação em defesa da profissão e que respeite os preceitos éticos dos profissionais e da boa conduta, além dos princípios orientadores da boa gestão pública.
Ainda segundo Selda Gomes, a chapa representa um desafio para entender os limites que delimitam o cenário possível para a implementação de propostas inovadoras. Tais propostas deverão atender aos anseios da categoria, em seus amplos cenários de atuação. A
“As propostas para o triênio 2021/2023 são orientadas pela perspectiva de mudança, através de uma lógica que visualize os diversos cenários de atuação da categoria, seja na prática, seja no ensino e/ou na pesquisa”, afirmou Selda Gomes.
A chapa “Renova Coren-PB” apresenta em sua carta-proposta os seguintes eixo: Ciência e Tecnologia, do Reconhecimento e Valorização Profissional; do Cuidado de Enfermagem e Segurança do Paciente; da Ética e Fiscalização Profissional – a essência do Conselho de Classe, da Gestão e Transparência e da participação Social e Articulação Política e Interfederativa.
Eixo da ciência a proposta é Implantar a Câmara Técnica de Ciência eTecnologia, os Programas “InspiraCoren/PB” com cursos gratuitos e “EnfpesqCoren/PB” de incentivo a Pesquisa, além de o Programa “Estagiário Remunerado na Enfermagem” e a Revista de Enfermagem Paraibana “Temas em Enfermagem”.
No Eixo do Reconhecimento e Valorização Profissional, estão: a participação dos Eventos voltados para profissionais de Enfermagem incentivando a premiação para os destaques em cada área da Enfermagem; Fortalecer a categoria profissional em suas áreas de atuação; . Divulgar a importância e o trabalho dos profissionais de Enfermagem e Criar rede de conveniados, para que os profissionais tenham descontos em diversos serviços, tais como: aquisição facilitada de imóveis, plano de saúde, entre outros.
Apoiar a rede de saúde pública e privada, visando a proteção dos profissionais de Enfermagem, no âmbito das discussões do Programa Nacional de Segurança do Paciente; Implantar Câmaras Técnicas de atenção básica, urgência e emergência, saúde do trabalhador e de segurança do paciente e apoiar a rede de saúde pública e privada que almeja aderir ao Selo de Qualidade do Cofen, fazem parto do eixo do Cuidado de Enfermagem e Segurança do Paciente
s pontos do eixo: Ética e fiscalização profissional – A essência do Conselho de Classe são: (Re)qualificar a fiscalização do exercício profissional, com rotina de caráter educativo e preventivo, sempre dialogando fiscais do Coren-PB, gestores e profissionais de Enfermagem e combater o exercício ilegal da profissão por profissionais de Enfermagem.
Faz parte do eixo ‘Gestão e Transparência: Assegurar que noprazo de até 15 dias úteis seja emitida a Carteira de Identidade Profissional e de Responsabilidade Técnica; Implantar a transmissão ao vivo dereuniões do Plenário do Coren-PB; Implantar sistema online de acompanhamento de processos administrativos; Instalar uma central de atendimento virtual e telefônica, de forma resolutiva e atenciosa; Realizar seleção pública anual de Pareceristas de processo; Manter o Planejamento anual e a prestação de contas do Coren-PB à disposição pública; Garantir a participação dos profissionais da Enfermagem em Câmara Técnicas, fóruns de discussão, entre outros, vislumbrando uma Enfermagem participativa; Implantar a Subseção em Patos e re(estruturar) a Subseção de Campina Grande e Entregar a Categoria a sede nova e própria do Conselho de Enfermagem da Paraíba.

O eixo 6 – Participação Social, Articulação Política e Interfederativa – pretende criar uma Comissão para estudo e elaboração de proposta de projetos de lei, no âmbito estadual e municipal; Realizar agenda cultural e científica na semana de Enfermagem do Coren-PB; Promover parcerias com os Sindicatos e a Associação Brasileira de Enfermagem/ ABEN – seção Paraíba e outras entidades de Enfermagem, implementando inclusive a “Frente Única da Enfermagem Paraibana” e apoiar a luta política em prol da aprovação dos/a: – PL 2295/2000 (30 horas); PL 3739/2020 (30 horas). PL 459/2015 (piso salarial); PL 2564/2020 (piso salarial); PL 2997/2020 (piso salarial) e PL 4998/2016 (repouso digno).

