A candidata à Prefeitura de Campina Grande nas eleições deste ano Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos) prometeu oferecer merenda escolar para os alunos da rede municipal de ensino nos finais de semana e feriados. As declarações aconteceram durante entrevista à rádio CBN Paraíba, nesta quarta-feira (21). “Nós sabemos a importância de nós garantirmos a merenda para que nós tenhamos uma boa evolução das nossas crianças também no aspecto educacional. Então, observando esta difícil realidade, principalmente, no momento pós pandemia, nós apresentamos a proposta da merenda fora da escola. Será uma verba disponibilizada em cartão para o responsável da criança, para viabilizar a merenda no final de semana. Tendo essa prioridade a gestão e gerenciando bem, é possível” , disse.
Ainda em relação à educação, a candidata falou sobre sua proposta de implantação de iniciação científica para alunos da rede municipal de ensino, no nível fundamental. “Isso seria uma parceria com as próprias universidades, com a UFCG e com a UEPB, para que nós possamos iniciar esse trabalho com esses alunos já no ensino fundamental. Claro que obedecendo aos parâmetros, obedecendo a idade dos alunos. O objetivo é para que haja o início de uma convivência, do conhecimento desses alunos com as tecnologias, obedecendo, claro, aquilo que o sistema educacional determina”, frisou.
Sobre a mobilidade urbana no município, a candidata garantiu que, se eleita prefeita de Campina Grande, colocará em prática o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e fará mudanças na integração de ônibus. “Nós temos dois pontos específicos que merecem consideração. Não só a volta do terminal de integrado de transporte coletivo, que é uma necessidade da população, pois o sistema temporal não atende aquilo que a população anseia. Também queremos a implantação do VLT, que irá beneficiar mais de 5 bairros na nossa cidade, em parceira com o governo estadual. A viabilidade do projeto existe, pois ele já está aprovado”, enfatizou.
Em relação ao tema do saneamento básico, a candidata falou sobre a parceria com a Cagepa para evitar a retirada de calçamento para implantação da rede de esgoto em áreas do município. “É lei que precisa existir o saneamento básico para que depois nós possamos fazer o calçamento. Até porque se você investir dinheiro naquele calçamento, depois é obrigatória a rede de esgoto, então você quebra tudo aquilo que foi feito e causa um transtorno na própria população. Então hoje a própria Caixa Econômica Federal vai liberar recursos e a exigência é que primeiro haja a rede de esgotamento sanitário e depois nós possamos fazer o calçamento. Teremos que buscar parceria com a Cagepa, pois hoje a concessão para que nós possamos ter a cobertura de 100% do saneamento básico em Campina Grande”, explicou.
A candidata também falou sobre sua assinatura em um documento de comprometimento junto ao Sintab, que garante o cumprimento de 35 reivindicações que são feitas pelos servidores públicos de Campina Grande e sobre a criação, durante a sua gestão, de uma mesa permanente de negociações com os servidores.
“Estamos em 2020 e existe uma nova realidade. A gestora será Ana Cláudia. Conhecendo a realidade dos servidores e conhecendo a realidade, inclusive, do instrumento democrático que é a greve dos servidores, nós estamos propondo uma mesa permanente de negociação com a categoria. Para, da mesma forma, fortalecer ainda mais com o SUS”, disse.
Também em relação aos servidores públicos municipais, a candidata afirmou que pretende apoiar a criação de conselhos locais e também reimplantar o orçamento participativo. “Tive a oportunidade de ser sabatinada pela sociedade odontológica, pelo conselho municipal de saúde, e o nosso compromisso de fortalecermos a implantação dos conselhos locais e também reimplantarmos o orçamento participativo, que é um instrumento de controle social muito importante e que constrói políticas públicas juntamente com a gestão da nossa cidade”, enfatizou.