29.5 C
João Pessoa
InícioGeralSenado pode derrubar decisão do STF que afastou Chico Rodrigues

Senado pode derrubar decisão do STF que afastou Chico Rodrigues

Alguns senadores não gostaram da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de afastar o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) que foi pego pela Polícia Federal (PRF) com uma quantia de R$ 33 mil em espécie escondida na cueca.

Em um grupo de WhatsApp do Senado e durante conversas reservadas, vários senadores criticaram o fato de uma decisão monocrática de um ministro do STF poder afastar um parlamentar eleito. O Plenário da Casa é quem vai decidir se mantém ou não o afastamento de Chico.

Ângelo Coronel (PSD-BA), Plínio Valério (PSDB-AM), Nelsinho Trad (PSD-MS), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Lucas Barreto (PSD-AP) e Vandelan Cardoso (PSD-GO) estão entre os senadores que se manifestaram contra a decisão. Eles temem que, caso a decisão de Barroso seja mantida, o Senado estabeleça um precedente de que parlamentares poderão ser afastados por decisões monocráticas, prejudicando assim outros senadores no futuro.

Ministros do governo e de tribunais superiores de Brasília com bom trânsito no Legislativo apostam que, com as sinalizações dadas por vários senadores, a tendência hoje seria o Senado rejeitar a decisão de Barroso, como fez com Aécio Neves em 2017.

Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem se esquivado em falar sobre o assunto. Ele tem comentado apenas que ainda não foi notificado da decisão.

Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas