Pelo menos 19 homens foram presos suspeitos de praticar caça de animais silvestres, na manhã de domingo (19), em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Militar Ambiental de Patos, os suspeitos tinham participado de um torneio de caça de tatus. Foram resgatados 28 cães que teriam sido usados para caçar os animais silvestres.
Segundo a polícia, a equipe atendeu uma denúncia anônima da prática irregular de caça de animais da fauna silvestre e se deslocou até o Sítio Cocos, zona rural do município de Cajazeiras. Ao chegar no local, constataram a prática de caça ilegal, onde foram identificados 19 caçadores.
Os suspeitos teriam participado de um torneio de caça a tatus com a utilização de cães, em um evento conhecido por “Torneio da Amizade”, que teve a sua 2ª edição. Segundo os suspeitos informaram à polícia, estava nas regras do torneio que nenhum animal durante a caça poderia ser morto e que objetivo do torneio era o de caçar os tatus e logo em seguida soltá-los no seu habitat.
Durante a operação, foram resgatados 28 cães utilizados na prática da caça, oito redes e 66 máscaras com a logomarca do torneio. Também foi localizada e apreendida uma motocicleta com restrição de roubo ou furto. O condutor também foi conduzido à delegacia.
Conforme a PM, além da constatação de prática de caça ilegal, a polícia encontrou uma aglomeração no local onde estava acontecendo o torneio e, por isso, acionou a vigilância sanitária do município para que fossem adotados os procedimentos cabíveis.
Todos os suspeitos foram conduzidos até a delegacia de Polícia Civil de Cajazeiras e apresentados à autoridade policial.