26.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaA FALA DE MORO MUITO ALÉM DO PEDIDO DE DEMISSÃO - Por...

A FALA DE MORO MUITO ALÉM DO PEDIDO DE DEMISSÃO – Por Marcos Thomaz

1) Em seu discurso, o juiz Sérgio Moro, disse explicitamente que nunca houve qualquer acordo sobre uma cadeira para ele no STF caso aceitasse assumir o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro. Há controvérsias, mas ok, sigamos…

Na sequência o juiz crava que o único “combinado” entre as partes foi uma pensão para a família caso algo lhe acontecesse (atentado ele sugere).

Alto lá, então o presidente da República concorda em pagar uma pensão a uma família de ex- juiz caso este morra, ou fique inválido em função posterior ao exercício do magistrado?? E de onde viria este dinheiro? Bolsonaro tiraria dos seus vencimentos? Acho que não, né?? Então, qual a base legal para o presidente garantir recursos públicos em pensão a um Ministro da Justiça??

 2) Moro foi categórico ao afirmar que havia autonomia nos órgãos de segurança e investigativos nos outros governos que ele investigava enquanto juiz, mesmo com indícios claros de perseguição e regras básicas do direito sendo burladas, acusações de lawfare e direcionamento das investigações.

Em linha gerais, o então ministro da Justiça do Governo Bolsonaro, admitiu que o governo petista de Dilma Roussef não interviu nas estruturas de investigação contra o próprio partido e aliados.

3)Mais que isso, o juiz de Curitiba revelou explicitamente que o presidente Bolsonaro, a quem servia até a poucos instantes, exigiu a indicação para cargos estratégicos da Polícia Federal de pessoas que ele pudesse ter total controle. Reproduzindo textualmente a fala do presidente, Moro disse: “ele queria alguém do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher relatórios de inteligência, seja superintendente, seja diretor geral…”

Na sequência, o próprio Moro, para exemplificar o que representa o tal modelo de controle proposto por Bolsonaro, compara o que aconteceria se, por exemplo, Lula, ou Dilma, os alvos prediletos do ex-juiz de Curitiba, tivessem acesso a qualquer linha de investigação durante a Lava Jato??

Ora, ora, Sérgio Moro tão acostumado a se valer, muitas vezes de maneira questionável, do instrumento da Delação Premiada para extrair tudo e algo a mais de estratégicas testemunhas, agora inovou e fez ele mesmo a sua delação de ouro contra um presidente no exercício do mandato!

Do que Bolsonaro tem tanto medo?? Ele, como bradam seus fiéis, fanáticos seguidores não representa a nova política, o fim da corrupção e todo esse discurso vazio, incoerente?? Seriam as rachadinhas, laranjais, milícias digital e convencional o que o preocupa? A necessidade urgente de proteger a si e seus filhinhos numerais??

O último a sair do Palácio do Planalto apague as luzes, por favor…

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas