Há mais de década se sabe que os campeonatos estaduais de futebol são competições falidas, ultrapassadas, anacrônicas, apesar da bela história que carregam e da contribuição outrora dada…
Mas estas disputas de várzea (com todo respeito ao baba, pelada, ou qualquer outro nome que tenha a boleiragem amadora) insistem em se superar na mediocridade e irrelevância em dias atuais!
O último absurdo é a teimosia de algumas mal afamadas Federações de Futebol em andar na contramão da história e manter seus desinteressantes jogos mesmo em meio a pandemia mundial do Coronavírus e medidas de controle espalhadas por todas as áreas.
Absolutamente todos os principais campeonatos do mundo suspenderam atividades…
Até aqui, no bagunçado calendário do futebol brasileiro, a toda poderosa CBF suspendeu todas as competições sob sua responsabilidade…
Mas adivinha quais competições ainda permanecem em andamento, ou sem posição definida????
Claro, a resposta é simples: alguns estaduais, como o paraibano e o baiano, por exemplo! Duas competições extremamente atrativas, rentáveis e de grande interesse popular!!?!?!
Tipo o paraibano com seus jogos para 100 pessoas, ou até menos. Talvez por isso a própria Federação não se importe em manter os jogos. Seria porque a maioria dos jogos quase ninguém vê, ou liga mesmo?!?!
Enquanto alguns dos principais estaduais do Brasil (não que isso seja muita coisa) como paulista, carioca e gaúcho pararam, o paraibano tem rodada garantida para esta quarta-feira, 18 de março.
A medida local é realizar as duas partidas programadas (BotafogoxSousa / SportXNacional) com portões fechados! Medida usada a princípio em outras localidades, mas já contestada e descartada por seu risco, afinal os atletas são humanos e, portanto sujeitos a contrair o vírus.
Mais que isso, para se realizar uma partida de futebol se arregimenta, além dos jogadores, comissão técnica, quadro móvel do estádio, imprensa etc. O que por si só chega fácil ao número de 100 pessoas envolvidas! Número considerado perigoso e que já configuraria aglomeração desaconselhada pela Organização Mundial de Saúde.
A mesma insana prática foi tomada pela Federação Baiana de Futebol, que decidiu que as próximas duas rodadas do estadual ocorrerão, mesmo com o agravante do estado já ter registrado 9 casos testados positivos para o Coronavírus, enquanto aqui na Paraíba nenhum ainda ocorreu.
A Boa Terra, aliás foi protagonista de um contrasenso ainda maior neste último final de semana.
O calendário bem elaborado fez o Vitória jogar no mesmo horário por duas competições diferentes: às 15h30 contra o River, no Barradão, pela Copa do Nordeste e às 16h contra a Jacuipense, no interior, pelo Campeonato Baiano!
Dois em um, ser um e ser dois ao mesmo tempo… um time quase onipresente!
Aliás, esta jornada vem sendo freqüente no Baianão! Semanas atrás o rival rubronegro, Bahia, jogou rodada dupla envolvendo um jogo pela copa do Nordeste e na sequência outro pelo baianinho.
Teoricamente duas competições profissionais, muito embora Bahia e Vitória tenham definido como política, a partir deste ano, a utilização apenas de equipe sub 23 no certame. Ufa, perceberam que melhor centrar força em outra competição, também bagunçada, mas com alguma perspectiva de rentabilidade e competitividade!!
Sei não, fico confuso com esta bagaceira chamada ESTADUAL!!