30.6 C
João Pessoa
InícioTemas em PautaA CRÔNICA ESPORTIVA E O FUTEBOL - leia o novo artigo de...

A CRÔNICA ESPORTIVA E O FUTEBOL – leia o novo artigo de Demétrius Faustino

Foram os cronistas esportivos as peças fundamentais para a popularização do esporte no Brasil, notadamente o futebol, pois está repleto de repetições na boca de todos, de que esta modalidade esportiva faz parte da identidade brasileira. E é certo também, que nomes consagrados como Mário Filho, Nelson Rodrigues e João Saldanha, reverenciados por suas crônicas sobre esse nobre esporte nascido na Inglaterra, são as principais referências sobre o assunto. Sem esquecer que na Paraíba tivemos Ivan Bezerra como o nome mais consagrado.

E o pontapé inicial disto ocorreu na década de 1930, período em que o esporte se torna profissional no país, graças à divulgação da crônica esportiva de forma decisiva, quando das transmissões dos jogos pelo rádio e do aumento de espaço nos periódicos impressos, que à época ocuparia várias colunas das suas capas, tornando visível inclusive, um atleta em ação, da cabeça aos pés.

E na década de 1950, finalmente a controvérsia sobre se o futebol seria ou não parte da identidade brasileira foi pacificada, onde a crônica esportiva a partir dai, passou a ganhar prestígio, mormente através da simplicidade dos artigos escritos por Mário Filho e Nelson Rodrigues, pois antes destes, a maioria desses profissionais escreviam com excesso de requinte.

A crônica esportiva brasileira baseava-se muito na emoção, mas com a chegada da Televisão na década de 1950, ocorre uma cisão em relação ao gênero, onde de um lado, os chamados racionalistas preferiam escrever sobre a parte tática da modalidade, e de outra banda, os chamados apaixonados, estavam mais preocupados com os aspectos sociais ligados ao esporte do que com o jogo propriamente dito.

Atualmente, percebemos uma visível falta de inventividade, pois a maioria dos cronistas não inovam. Ao contrário, continuam a citar as criações dos pioneiros, a exemplo das expressões inseridas no imaginário brasileiro “pátria em chuteiras”, “complexo de vira-lata”, “se macumba ganhasse jogo Campeonato Baiano terminava empatado” “se concentração ganhasse jogo time da penitenciária não perdia um”, etc, em vez de criar as suas.

Mas também pudera, uma coisa é falar ou escrever sobre Pelé, Garrincha, Didi, Bellini, Nilton Santos, Zico, Falcão, Sócrates, e tantos outros, e outra é falar ou escrever sobre os contemporâneos que atuam pelos nossos clubes enquanto não se mandam até para as Filipinas.

Nesses novos tempos a mídia impressa perdeu espaço para as transmissões abarrotadas de pormenores que os meios audiovisuais podem ofertar ao espectador, a exemplo do enaltecimento das estatísticas para explicar desenlaces ocorridos nas partidas.

Enfim, não vislumbramos renovação no estilo e nem percebemos um empenho em aconchegar a crônica da literatura. Mas apesar dessa ausência, o jornalismo esportivo continua sendo uma honrosa missão repleta de responsabilidade social.

João Pessoa, 26 de Setembro de 2019.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas