A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) deflagrou uma operação conjunta com a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, na noite dessa última segunda-feira (20), que resultou em grande apreensão de bebidas e de cigarros em três galpões nas cidades de Cabedelo e do Conde. Além das irregularidades constatadas na área fiscal, cinco pessoas foram detidas e os agentes encontraram uma arma e caminhões nos
locais.
Segundo informações de auditores da Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal da SEFAZ-PB, que participaram diretamente da operação, as mercadorias empilhadas em caixas serão ainda contabilizadas ao longo deste dia para que o auto da infração seja lavrado e o ICMS e a multa sejam calculados dos itens que podem ser comercializados. Já os produtos de origem de contrabando serão encaminhados à Polícia Civil.
Durante a operação conjunta, os auditores fiscais da SEFAZ-PB constataram o que já apontavam as investigações preliminares da SEFAZ-PB: os galpões operavam na clandestinidade, pois além de não possuírem Inscrição Estadual, também não emitiam nota fiscal.
Origem da operação – Uma investigação realizada, inicialmente, pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), por meio da Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal, apurou denúncias de que haviam galpões na Grande João Pessoa que estavam comercializando mercadorias sem emissão de nota fiscal.
Com avanço das investigações pela Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal da SEFAZ-PB, houve a suspeita de que as mercadorias também poderiam ser roubadas ou contrabandeadas.
Diante da suspeita, a SEFAZ-PB compartilhou a informação com a Polícia Civil, que realizou investigações paralelas até a deflagração da operação conjunta na noite dessa última segunda-feira.
A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), por meio da Assessoria de Imprensa, ficará disponível para atualizar os dados e informações, além de esclarecer com mais detalhes essa operação durante esta terça-feira (21).