A Cagepa suspendeu o fornecimento de água para município de Aroeiras, no Agreste da Paraíba, e implantou o racionamento de água em seis cidades. O gerente regional da empresa, Ronaldo Meneses, explicou que o colapso em Aroeiras foi motivado pelo baixo volume de água do açude de Acauã, que abastece a cidade e o distrito de Pedro Velho, devido à seca.
As unidades residenciais nas zonas urbana e rural vão abastecidas por meio de carro-pipa. “Não há mais condições técnicas de realizar a captação de água do reservatório para abastecer Aroeiras”, justifica Ronaldo. O açude acumula 19,9 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 7,9% de sua capacidade total. As demais cidades são abastecidas, por meio do sistema de captação flutuante, embora comecem a enfrentar problemas no abastecimento, a exemplo de Itabaiana, Salgado de São Félix e São José dos Ramos, além do distrito Boqueirão, que pertence ao município de Gurinhém.
Racionamento
Por sua vez, sete municípios abastecidos pela Adutora do Cariri, que recebe água do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, sofrem com a interrupção no abastecimento. Segundo Ronaldo Meneses, o problema não é o volume de água do reservatório em torno de 23% de sua capacidade total, mas a incapacidade do sistema de levar água, ao mesmo tempo, para as seis cidades, em virtude do aumento da demanda.
Ele acrescentou que a adutora foi construída, em 2002, e não suporta o aumento da demanda, entre os meses de dezembro e janeiro. Ronaldo o governo do Estado está construindo a Adutora Transparaíba que vai resolver o problema.
Cronograma
Dias sem água
Eixo 1 – Soledade
Sábado, domingo e segunda-feira.
Eixo 2 – Juazeirinho
Terça e quarta-feira
Eixo 3- Cubati, São Vicente do Seridó , Olivedos e Pedra Lavrada.
Quinta e sexta-feira
Dias com água
Eixo 1- Soledade
Terça-quarta, quinta e sexta-feira.
Eixo 2- Juazeirinho
Quinta, sexta, sábado, domingo e segunda-feira
Eixo 3 – Cubati, Seridó, São Vicente do Seridó, Olivedos e Pedra Lavrada.
Jornal da Paraíba