O câmbio favorável, o aumento das frequências de voos diretos e a motivação, por meio de ações como a campanha publicitária, são alguns dos argumentos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) que apontam para um número recorde de argentinos no Brasil na temporada de verão.
Dados da Embratur indicam que, no ano passado, mais de 2,2 milhões de argentinos estiveram no Brasil, injetando na economia cerca de US$ 1,2 bilhão. A maior parte esteve na região Nordeste nos meses de verão, em busca de sol e mar. A expectativa é de que esse número suba para 2,5 milhões no próximo ano, e o Nordeste deve ser invadido pelos argentinos.
O otimismo deve ser sentido na Paraíba. O crescente aumento de turistas em João Pessoa nos últimos meses são referências para uma grande temporada de verão, em especial, após o início do voo direto entre a capital paraibana e Buenos Aires, operado pela Gol Linhas Aéreas desde o dia 1º de julho. Mais de 2 mil argentinos desembarcaram no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto nesses voos, que chegam aos sábados.
“Estamos muito otimistas quanto a presença de mais argentinos na Paraíba e estamos trabalhando muito para que isso aconteça”, afirma a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino. Durante cinco dias, de sábado (28) até essa terça-feira (31), a Paraíba participou da FIT – a maior feira de turismo da América Latina, em Buenos Aires, que reuniu mais de 100 mil visitantes entre público consumidor e profissionais do turismo.
Além de distribuir folheteria institucional com indicações dos principais roteiros pela Paraíba e material da rede hoteleira, no espaço reservado o estande da Embratur na FIT, a PBTur, em parceria com ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba) e Convention Bureau de João Pessoa, a estatal do turismo paraibano promoveu uma série de capacitações para agentes de viagens das principais operadoras de turismo argentina.
Na última terça-feira (30), a coordenadora de Marketing da PBTur, Débora Luna, e a presidente da ABIH-PB, Manuelina Hardman, participaram de uma reunião com representantes de Inteligência da Embratur e do Escritório Brasileira de Turismo na Argentina. A Embratur tem a intenção de realizar um famtour e fampress com agentes de viagens e jornalistas argentinos na Paraíba, além de apoiar a promoção de workshop do destino no mercado argentino.
Débora Luna, que participou da FIT, disse que os argentinos já conhecem a Paraíba, diferente do que acontecia anteriormente. Na FIT, segundo a coordenadora de Marketing, muitas pessoas disseram que foram à João Pessoa e que ficaram encantadas com a cidade, pela beleza natural e segurança. Esse feedback também foi dado pelos agentes de viagens, que informaram que mais clientes buscam informações sobre a Paraíba.