Ao telefone, o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, comunicou ao senador Cássio Cunha Lima que vai assinar, ainda nesta manhã de quinta-feira (20), o contrato com o consórcio que vai retomar as obras do Eixo Norte da Transposição das Águas do Rio São Francisco, que beneficia diretamente o alto sertão da Paraíba. Disse ainda a Cássio que nos próximos dias será assinada a Ordem de Serviço.
O vencedor da concorrência foi o consórcio EMSA-SITON. O contrato é da ordem de R$ 516,8 milhões e a expectativa é de que as obras sejam retomadas ainda neste mês, com as águas do São Francisco podendo correr pelo canal até o fim deste ano, conforme prevê o Ministério da Integração.
Cássio comemorou:
“O governo federal prova, mais uma vez, que o projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade para garantir a maior oferta de água para a população do semiárido nordestino. E para atender a esse compromisso, os serviços nas obras foram intensificados nos últimos meses. Quando totalmente finalizado, mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte contarão com o abastecimento regular. Serão beneficiados 390 municípios nesses estados. Só quem é nordestino e sofreu na pele as dificuldades da falta d’água pode avaliar a importância desse gesto” – explicou o senador.