O Destino ParaÃba vai estar na vitrine do turismo português, a partir desta quarta-feira (15), durante a realização da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que ocorrerá até domingo (19), em Portugal. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai ocupar uma das mesas disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), que estará coordenando as ações de divulgação e promoção dos roteiros brasileiros. Este ano, a organização do evento estima que o público deverá ultrapassar os 75 mil visitantes do ano passado.
De acordo com a Embratur, Portugal faz parte do bloco de paÃses considerados estratégicos pela polÃtica internacional de promoção turÃstica do Brasil. Em 2015, último dado oficial disponÃvel, o Brasil recebeu 162.305 portugueses, conforme dados do Anuário EstatÃstico de Turismo do Ministério do Turismo, número que coloca Portugal entre os dez maiores paÃses emissores de turistas para o mercado brasileiro.
A ParaÃba, segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, está investindo na divulgação em Portugal, antenada no fluxo de turistas europeus, buscando ampliar a comercialização de roteiros paraibanos em mercados como os da Espanha, França e Itália. “Esse contato com agentes e operadores de turismo europeus é um divisor de águas para manter a ParaÃba na prateleira desses mercados e, principalmente, tornar o Estado mais conhecidoâ€, disse.
Durante a Bolsa de Turismo, entre as ações programadas pela Embratur, serão apresentadas as manifestações culturais brasileiras, entre elas, os festejos juninos. De acordo com o presidente da Embratur, VinÃcius Lummertz, o objetivo da participação do Brasil na BTL é ampliar a oferta de produtos para além dos tradicionais destinos Sol e Praia, já bem conhecidos no mercado português. Nesse contexto os festejos juninos promovidos, em especial, na ParaÃba, estarão em destaque.
“Vamos ganhar um upgrade de divulgação nesse sentido, com a apresentação do segmento cultural destacando o Maior São João do Mundo, já conhecido no mundo todo e realizado em Campina Grandeâ€, apontou Ruth Avelino. “Mas iremos procurar apresentar a ParaÃba como um todo, pois sabemos que os turistas da Europa vêm ao Brasil buscar sol e praia, nosso principal produtoâ€, enfatizou a executiva da PBTur.
Festival JPA – O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio J S Junior, também participará da Bolsa de Turismo de Lisboa. Segundo o executivo, o contato e a ampliação do relacionamento com empresas da Europa tem surtido resultados positivos, com o processo de crescimento da presença de grupos de Portugal e Espanha nas últimas edições do Festival JPA. “É um evento que permite o network para apresentarmos o nosso produto, que tem sido bem aceito pelos empresáriosâ€, pontuou.