Uma tragédia no futebol mundial e especialmente brasileiro. O avião que transportava a delegação da Chapecoense para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional fez um pouso forçado na madrugada desta terça-feira na região de Antióquia, em gravÃssimo acidente na Colômbia. Segundo informações do chefe da PolÃcia de Antioquia, José Acevedo, 76 pessoas morreram. Os goleiros Danilo e Follmann, o lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel Valmorbida estão entre os sobreviventes confirmados, assim como uma aeromoça, ainda com identidade não revelada.
De acordo com a rede de “TV Caracol”, a aeronave sobrevoava as cidades colombianas de La Ceja e Abejorral quando perdeu contato com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova.
A delegação da Chape saiu de Guarulhos para BolÃvia em voo comercial com 72 passageiros e nove tripulantes. Após escala técnica, deixou Santa Cruz de La Sierra em direção a MedellÃn. Quando sobrevoava a região de Antióquia perdeu contato com o aeroporto, que confirmou o acidente. A causa do acidente teria sido uma pane elétrica. Ainda de acordo com a imprensa local, o piloto teria liberado combustÃvel para evitar explosão após o pouso forçado.
A Chapecoense viajaria diretamente para MedellÃn em um voo fretado, o que foi desautorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Assim sendo, a delegação do time catarinense foi forçada a mudar seus planos e embarcar primeiro para São Paulo. De lá, pegou o voo para a cidade colombiana.
Segundo a imprensa colombiana, o local da queda do avião, próximo ao aeroporto, seria de difÃcil acesso. Além disso, o mau tempo na região metropolitana de MedellÃn atrapalharia ainda mais o resgate. Dois helicópteros da força aérea do paÃs sobrevoam a área para auxiliar no trabalho das equipes de resgate. Dois helicópteros estão sendo utilizado no resgate.
De acordo com informações fornecidas pelo aeroporto José Maria Córdova, a aeronave perdeu contato com a torre de controle à s 21h33 locais (0h33 de BrasÃlia) e teria caÃdo à s 22h15 (01h15 de BrasÃlia).
“O Comitê Operativo de Emergência do aeroporto José Maria Córdova informa que à s 10 horas da noite uma aeronave com matrÃcula CP2933 proveniente de Santa Cruz de la Sierra, na BolÃvia, da empresa Lamia Corporation, com matrÃcula boliviana se declarou em emergência entre o municÃpio de Ceja e La Union, a aeronave se declarou com falhas elétricas, segundo foi informado a Torre de Controle da Aeronáutica”.
Devido ao difÃcil acesso e à s condições climáticas de baixa visibilidade, está sendo difÃcil o trabalho de resgate dos feridos. Autoridades locais pedem aos moradores da região que possuam camionetes 4×4 que auxiliem na busca das vÃtimas. Residentes dos arredores dizem não ter ouvido estrondos de queda.
globoesporte.com