Neste sábado, OSMJP faz concerto de abertura da temporada no Centro Cultural Ariano Suassuna

Com obras de quatro compositores, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta neste sábado (7), às 18h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, no I Concerto Oficial da Temporada 2020. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, e vai executar obras de Ludwing Van Beethoven (1770-1827), Nimrod Borenstein (1969) – compositor residente da OSMJP desta temporada –, José Guerra Vicente (1907-1976) e Gabriel Fauré (1845-1924) e terá a participação especial do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, que será o solista.

O programa será aberto com uma obra de Beethoven, a “Abertura Coriolanus, Op.62”, inspirada na tragédia homônima do poeta e dramaturgo austríaco Heinrich Josephvon Collin, que fez sucesso desde a estreia em Viena, em 1802. Beethoven é um dos compositores mais importantes da cultura ocidental, que este ano completa 250 anos de aniversário de nascimento.

Depois a OSPB vai executar “The Big Bangand Creation of the Universe Op.52”, do israelense Nimrod Borenstein, oferecendo ao público a possibilidade para que conheçam mais profundamente a obra do compositor contemporâneo. Durante a execução haverá projeção de obras do artista plástico Alec Borenstein, pai de Nimrod, que influenciou as composições do filho.

A segunda parte do concerto, que terá a participação de Matias de Oliveira Pinto, solista da noite, será marcada por duas obras para violoncelo solo. A primeira será “Concertinho para Violoncelo e Orquestra”, do compositor José Guerra Vicente, português naturalizado brasileiro. A programação será encerrada com “Elegia op 24 para Violoncelo e Orquestra”, do compositor francês Gabriel Fauré.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

O solista – Matias de Oliveira Pintoi iniciou os estudos musicais em São Paulo, onde nasceu. Foi professor de violoncelo da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em 1980, mudou para Berlim como bolsista da Fundação Herbert von Karajan. Estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste. Realizou tournées pelos EUA, América do Sul, Europa, Israel, Ásia e Oceania. É diretor artístico dos festivais de Verden (Alemanha), Osorno (Chile) e Ouro Branco (Brasil).

Serviço
I Concerto Oficial da Temporada 2020

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)
Data: Sábado (7)
Hora: 18h
Classificação: Livre
Evento gratuito

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.