30.6 C
João Pessoa
InícioEntretenimentoNeste sábado, OSMJP faz concerto de abertura da temporada no Centro Cultural...

Neste sábado, OSMJP faz concerto de abertura da temporada no Centro Cultural Ariano Suassuna

Com obras de quatro compositores, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta neste sábado (7), às 18h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, no I Concerto Oficial da Temporada 2020. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, e vai executar obras de Ludwing Van Beethoven (1770-1827), Nimrod Borenstein (1969) – compositor residente da OSMJP desta temporada –, José Guerra Vicente (1907-1976) e Gabriel Fauré (1845-1924) e terá a participação especial do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, que será o solista.

O programa será aberto com uma obra de Beethoven, a “Abertura Coriolanus, Op.62”, inspirada na tragédia homônima do poeta e dramaturgo austríaco Heinrich Josephvon Collin, que fez sucesso desde a estreia em Viena, em 1802. Beethoven é um dos compositores mais importantes da cultura ocidental, que este ano completa 250 anos de aniversário de nascimento.

Depois a OSPB vai executar “The Big Bangand Creation of the Universe Op.52”, do israelense Nimrod Borenstein, oferecendo ao público a possibilidade para que conheçam mais profundamente a obra do compositor contemporâneo. Durante a execução haverá projeção de obras do artista plástico Alec Borenstein, pai de Nimrod, que influenciou as composições do filho.

A segunda parte do concerto, que terá a participação de Matias de Oliveira Pinto, solista da noite, será marcada por duas obras para violoncelo solo. A primeira será “Concertinho para Violoncelo e Orquestra”, do compositor José Guerra Vicente, português naturalizado brasileiro. A programação será encerrada com “Elegia op 24 para Violoncelo e Orquestra”, do compositor francês Gabriel Fauré.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

O solista – Matias de Oliveira Pintoi iniciou os estudos musicais em São Paulo, onde nasceu. Foi professor de violoncelo da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em 1980, mudou para Berlim como bolsista da Fundação Herbert von Karajan. Estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste. Realizou tournées pelos EUA, América do Sul, Europa, Israel, Ásia e Oceania. É diretor artístico dos festivais de Verden (Alemanha), Osorno (Chile) e Ouro Branco (Brasil).

Serviço
I Concerto Oficial da Temporada 2020

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)
Data: Sábado (7)
Hora: 18h
Classificação: Livre
Evento gratuito

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas