31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEmpresa da Espanha começa a administrar o aeroporto de João Pessoa

Empresa da Espanha começa a administrar o aeroporto de João Pessoa

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) encerra as operações do Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, nesta segunda-feira (24). O aeroporto vai passar a ser administrado pela empresa espanhola Aena Desarrollo Internacional, vencedora do leilão feito em 15 de março de 2019.

A empresa arrematou os aeroportos do Bloco Nordeste por R$ 1,9 bilhão, com ágio de 1.010% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 171 milhões. Também fazem parte do Bloco Nordeste os aeroportos de Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE), entregues à Aena nos primeiros meses de 2020, bem como o Aeroporto de Recife (PE), a ser entregue no dia 2 de março.

O aeroporto paraibano tem capacidade para receber 2,3 milhões de passageiros ao ano e encerrou 2019 com mais de 1,3 milhão de viajantes, entre embarques e desembarques.

Atualmente, o aeroporto conta com 16 voos regulares de quatro companhias aéreas: Azul, Gol e Latam. As rotas interligam João Pessoa a diversos destinos brasileiros, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Campina Grande (PB) e Recife (PE).

Com o intuito de apoiar e garantir segurança à navegação aérea nas áreas de tráfego do Aeroporto de João Pessoa, a partir do próximo dia 24, a Infraero permanece apenas na administração da torre de controle do terminal.

O presidente da Infraero Brigadeiro Paes de Barros agradeceu aos funcionários da Infraero no processo de transferência das operações para a empresa espanhola. Paes de Barros acrescentou ainda que os demais aeroportos operados pela Infraero continuarão a ter o mesmo nível de performance até que as atividades sejam totalmente transferidas à iniciativa privada.

Aena opera em Campina Grande

O Aeroporto João Suassuna, de Campina Grande, é o segundo do Bloco Nordeste a passar a ser administrado pela estatal espanhola Aena, a gigante do setor que em leilão realizado em março de 2019 arrematou seis aeroportos da região. A transferência de responsabilidade aconteceu no dia 16 de janeiro, quando o terminal deixou de ser da responsabilidade da Infraero.  G1 Paraíba

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas