Definido o plano de segurança para o Folia de Rua na Capital; confira

O bloco ‘Muriçocas do Miramar’, considerado de maior concentração de pessoas durante as prévias carnavalescas da capital paraibana, terá pelo menos 920 homens e mulheres da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar empregados pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) para garantir a tranquilidade dos foliões. As ações da pasta, que compreendem todos os blocos que desfilam no período, serão iniciadas nesta quinta-feira (13), quando a festa será aberta no Ponto de Cem Reis, e seguem até o dia 21 de fevereiro. O reforço faz parte de um planejamento operacional para o evento, que envolve os três órgãos operativos e também Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A Polícia Militar montou um planejamento específico para cada bloco, com policiais atuando a pé, em viaturas, motos, e a cavalo, auxiliados por Pontos de Observação Policial (POP) e câmeras de videomonitoramento. A abertura terá a atuação de 144 policiais, 17 viaturas, uma van de videomonitoramento e 5 pontos de observação espalhados pelo Ponto de Cem Reis e região. Simultaneamente, a PM atuará com reforço também em blocos que acontecem nos bairros de Jaguaribe e Bancários.

O reforço maior será no domingo (16), no bloco ‘Virgens de Tambaú’ – que contará com 636 policiais e 58 viaturas – e o das ‘Muriçocas do Miramar’, na quarta-feira (19), com a presença de 749 policiais e 45 viaturas em locais estratégicos. Na Via Folia, serão instalados 10 Pontos de Observação Policial (POPs), três plataformas e uma van de videomonitoramento. Nos dois blocos, o planejamento traz um esquema especial para a dispersão, desde o local do evento até a integração dos ônibus, no Varadouro.

O Corpo de Bombeiros Militar vai dividir seu efetivo em setores. Nos blocos de maior público, como ‘Virgens de Tambaú’ e ‘Muriçocas do Miramar’, pelo menos 81 bombeiros estarão atuando com até 11 viaturas em áreas como concentração, percurso, e Busto de Tamandaré. No âmbito do 1º Comando Regional, a atuação dos bombeiros se estende desde a praia de Barra de Camaratuba até Acaú.

O planejamento da instituição visa dirimir eventuais necessidades do período, que é conhecido pelo grande fluxo de banhistas nas praias do Litoral paraibano. Assim, serão cobertas estrategicamente as áreas de maior concentração de pessoas, executando o trabalho de prevenção, principalmente afogamentos.

A Polícia Civil também vai reforçar o efetivo nas delegacias e manter polos de atendimento em regime de plantão durante as prévias de Carnaval na capital paraibana, com a presença da Delegacia Móvel. Serão até 90 policiais civis presentes nos dias de maior público, seja na Delegacia Móvel, nas delegacias para procedimentos ou para o registro de Boletim de Ocorrência (B.O.).

Em João Pessoa, além dos plantões já realizados cotidianamente na Central de Polícia, irão abrir também à noite em plantão 24 horas a 10ª Delegacia Distrital (Av. Nego) e a Delegacia do Turista, localizada no térreo do prédio da PBTur, em Tambaú. Os registros também poderão ser feitos através da Delegacia Online, no seguinte endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br.

Fiscalizações de trânsito – O Detran da Paraíba, por meio da Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, vai realizar durante os festejos de prévias carnavalescas na capital paraibana a Operação Lei Seca. A ação vai acontecer mm dias e horários específicos, com efetivo vai composto por três equipes, com 12 agentes de trânsito e três policiais militares, além de nove viaturas, que irão atuar na realização de blitzen nos locais de eventos.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.