30.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baDocumentário do YouTuber Omar Brito revela as “Veias Abertas de Roberto Cartaxo”...

Documentário do YouTuber Omar Brito revela as “Veias Abertas de Roberto Cartaxo” durante papo-reto sobre sua trajetória no teatro

O diretor de teatro e YouTuber, Omar Brito, lança no próximo dia 03 de fevereiro, documentário sobre a trajetória de outro diretor e ator teatral: Roberto Cartaxo. Com 25 minutos de duração, o filme traz depoimentos de técnicos, atores e diretores, além de amigos próximos ao teatrólogo falecido. Essencialmente, exibe um papo-reto com Roberto Cartaxo sobre suas atividades como diretor, ator, professor e diretor do teatro Santa Roza por quase duas décadas.

As filmagens transcorreram em 2017, momentos críticos de convalescência de Roberto Cartaxo que lutou, até 2019, contra diabetes.

Em depoimento a João Costa, também diretor de teatro e jornalista, Cartaxo revelou sua trajetória como ator, diretor, formador de gerações de atores e atrizes paraibanos. Dando destaque aos seus cursos de iniciação para jovens artistas e encenações das grandiosas Paixões de Cristo e Autos de Natal.

Cartaxo, durante quase duas décadas, foi diretor do Teatro Santa Roza. O documentário revela suas relações com elencos, incompreensões com bandas de Rock que se apresentavam naquele teatro, como também seu trabalho como gestor do Santa Roza.

Também essencial: revela como começou e enfrentou o patrulhamento ideológico de governadores que interferiram nas artes.

O documentário traz depoimentos de Waldemar Dornelas, carpinteiro teatral do Santa Roza, já falecido, personagem que montou cenários para peças teatrais durante as décadas de 1970/90, com relatos de Tiba, João Batista, Oswaldo Travassos e outros.

Cartaxo revela neste documentário inédito dirigido por Omar Brito, como Cartaxo suportou a doença, relações de amizades e alcoolismo.

O documentário será lançado no Bar do Mané, ao lado do Espaço Cultural, “um bar obscuro e sujo”, frequentado pelo diretor durante o tempo em que coordenou oficinas e organizou festivais de teatro para o Espaço Cultural. Segunda, 20:00. Basta sentar, pedir alguma coisa no bar e confrontar o depoimento de Cartaxo, um dos maiores influenciadores do teatro paraibano.

 

 

 

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas