29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSemob-JP faz campanha para moradores e turistas da Capital por atenção ao...

Semob-JP faz campanha para moradores e turistas da Capital por atenção ao compartilhar espaços públicos

O mês de férias, o clima e paisagens privilegiados e o grande investimento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em infraestrutura atraíram milhares de turistas, que estão dividindo os espaços públicos com quem mora na Capital. Considerando esta realidade, a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai realizar campanhas educativas em pontos de grande movimentação turística e traz um alerta à população na intenção de evitar acidentes e garantir um verão de tranquilidade e segurança para todos.

A primeira etapa do calendário se inicia nesta quarta-feira (8) e segue até o dia 18 de janeiro. A equipe da Divisão de Educação Para o Trânsito (Died) vai visitar diversos pontos da orla marítima e a Bica, com atividades em diferentes horários. As orientações vão ser direcionadas a todos os envolvidos no trânsito e estarão focadas em infrações recorrentes nesta época.

Na orla, pedestres e ciclistas precisam estar atentos aos seus espaços e respeitar as regras de circulação. Quem anda a pé deve estar sempre na calçada. Para atravessar uma via destinada a veículos motorizados, todo mundo já sabe: o caminho é pela faixa de pedestres. Nas ciclovias, a regra também é o cruzamento seguro, não utilizando como via de passeio a pé.

“O pedestre não costuma compreender o perigo de circular em ciclovias, mas pode acabar se envolvendo em acidentes caso invadam estes espaços repentinamente. Elas são exclusivas para ciclos”, explicou a chefe da Divisão de Mobilidade Urbana, Gilmara Branquinho.

Os usuários de ciclos – bicicletas, patins, skates ou triciclos – também precisam fazer sua parte, prestando atenção aos pedestres na calçada e controlando a velocidade com que trafegam. “As ciclovias urbanas são direcionadas ao passeio, o que requer uma condução de baixa velocidade. Para treinos mais rápidos é preciso se dirigir à ciclofaixa de treinamento, que fica localizada na PB 008, no Portal do Sol”, explicou.

Atenção redobrada – Para condutores de veículos motorizados, as regras são as de sempre, mas com atenção redobrada. “Ao circular em regiões com grande movimentação de pedestres é preciso ter um maior cuidado com a velocidade e com as faixas de pedestre. Os motoristas devem lembrar que são responsáveis pela segurança de quem está a sua volta”, frisou Branquinho.

Outras ações que fazem toda a diferença é dar a seta quando pretender mudar de faixa ou de via e não utilizar o celular ou qualquer outro objeto que possa desviar a atenção. No momento de estacionar, a regra é procurar um espaço legalizado, sem desrespeitar a sinalização, obstruir garagens, passeios e sem fila dupla. Se possível, prefira ir a locais de grande movimentação utilizando o transporte coletivo urbano.

PROGRAMAÇÃO

08/01 – 16h – Faixa de pedestres do Centro Turístico de Tambaú
10/01 – 16h – Faixa de pedestres do Mag Shopping
14/01 – 16h – Faixa de pedestres do Vila Gourmet Manaíra
15/01 – 13h – Bica
16/01 – 16h – Faixa de Pedestres da Empadinha Barnabé (Cabo Branco)
18/01 – 7h – Faixa de pedestres do Centro Turístico de Tambaú

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas