29.2 C
João Pessoa
InícioParaí­baAssistência: pais podem aproveitar período de férias escolares para cuidar da saúde...

Assistência: pais podem aproveitar período de férias escolares para cuidar da saúde bucal das crianças

Cuidar dos dentes, principalmente das crianças, é fundamental para manter não apenas o sorriso bonito, mas a saúde como um todo em bom estado e, o período das férias escolares pode ser um bom momento para as consultas preventivas. Na rede municipal, os pais têm acesso a dentistas para as crianças por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.

Para as crianças, nas unidades são realizadas ações de aplicação tópica de flúor, extração de dentes, remoção de placas, aplicação de selantes, escovação supervisionada e orientação de higienização bucal. Em casos mais graves, os pequenos podem ser atendidos nos Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados nos bairros de Mangabeira, Cristo, Jaguaribe e Torre. Durante o ano letivo, por meio do Programa Saúde na Escola, os alunos recebem os profissionais nas escolas para palestras e distribuição de creme dental e escova, além da aplicação de flúor.

De acordo com a dentista da USF Mandacaru IX, Cristina Pires Jurema, nas unidades de saúde é ensinada a melhor forma de prevenção e cuidado da saúde da boca no dia a dia, independente de adoecimento.

“Desde pequenos devemos começar a parte educativa, como foco sempre na prevenção, para que a criança aprenda a cuidar e saiba a importância da higiene do dente e da boca para a saúde em geral e essa criança se torne um adolescente com bons hábitos e um adulto que sempre se cuida para prevenir”, explica a dentista.

Uma das crianças que sempre vai à unidade de saúde para cuidar dos dentes é Vitória Raquel, de 8 anos. “Eu venho sempre para dentista ver como estão meus dentes e faço em casa o que ela diz para fazer porque não quero ter cárie”, conta a pequena.

A mãe de Vitória, a dona de casa Claudia Pereira, também faz questão desse cuidado. “Eu não tive a oportunidade de cuidar dos meus dentes desde criança e quero passar para ela tudo que não tive, principalmente, se for cuidar da saúde, além de evitar problemas mais pra frente”, comenta.

De acordo com a dentista Cristina Pires Jurema, não existe uma idade específica para ir pela primeira vez ao dentista e que o cuidado com a saúde bucal infantil deve começar desde pequeno, antes até do nascimento. “É importante que a gestante cuide de sua saúde bucal para que isso influencie de forma positiva na formação e desenvolvimento da criança, quando bebê mesmo sem dentes é importante higienização da boca ainda mais depois da amamentação e com o nascimento dos primeiros dentes é necessário iniciar a escovação”, explica.

Quem também levou o filho ao dentista foi a estudante Maria Letícia, mãe do pequeno Samuel, de oito meses. “Durante o pré-natal, fomos orientados sobre a importância de cuidar dos dentinhos desde pequenos, então desde cedo comecei a trazer ele na dentista e não poderia ser diferente agora que saíram os primeiros dentinhos”, comenta a estudante.

“É importante que as pessoas, não apenas as crianças, entendam que a boca é a porta de entrada para tudo, então tendo uma boca saudável o corpo também será saudável, por isso que é tão importante esse cuidado”, conclui a dentista Cristina Pires Jurema.

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a rede de Saúde Bucal conta com aproximadamente 220 dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos quatro hospitais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que contam com dentistas nas unidades de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.

Nos CEOs são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais na unidade da Torre.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas