25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baProcon-JP e Sindicato das Escolas Particulares se reúnem para fechar índice de...

Procon-JP e Sindicato das Escolas Particulares se reúnem para fechar índice de reajuste

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidore o Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba (Sinepe-PB) se reúnem na tarde desta segunda-feira (2), às 15h, para fechar o reajuste da mensalidade escolar para 2020, na sede do Procon-JP, na avenida Pedro I, 473, Tambiá.O primeiro encontro ocorreu no dia 22 de novembro.

O Procon-JPestá propondo o índice de 4,5% para o reajuste da mensalidade escolar considerando a média nacional do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). O secretário Helton Renê pondera que a escola, de forma individual, pode pleitear um índice maior, desde que comprove junto Procon-JP, através de planilha de custo, que houve investimento na infraestrutura do local e/ou na parte pedagógica que beneficiou o aluno.

Ele acrescenta que o índice de reajuste levando em conta a inflação anual é o parâmetro mais justo e que não há porque não segui-lo. “Vamos nos reunir hoje com os representantes do Sindicato que, por sua vez, representam cada escola, e fechar esse índice final para que os pais de alunos possam se programar para o próximo ano”, diz o titular do Procon-JP.
Lei Federal – Helton Renêexplica porque o percentual até pode ser alterado para mais se a instituição conseguir provar, através de planilhas, o aumento das despesas para beneficiar o aluno. “ALei Federal 9870/99 prevê que a escola particular deve apresentar uma planilha de custo que justifique o reajuste. E isso se aplica tambémpara os que pleitearem um índice maior, desde que não seja abusivo”.

Informação aos pais–A Lei Federal 9870/99 também prevê que as escolas são obrigadas a afixar a planilha de custo do ano anterior em local visível ao público na secretaria do estabelecimento ou no local da realização das matrículas escolares, por um período mínimo de 45 dias antes do calendário final para a matrícula.

Reunião Procon-JP e Sindicatos das Escolas Privadas
 
Tema: Índice de reajuste da mensalidade escolar
 
Data: 02/12/2019
 
Horário: 15h
 
Local: Procon-JP (av. Pedro I, 473, Tambiá) 

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas