27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baVendas do comércio varejista ampliado da Paraíba registram maior crescimento do Nordeste

Vendas do comércio varejista ampliado da Paraíba registram maior crescimento do Nordeste

O varejo ampliado da Paraíba, que inclui os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, mostrou recuperação mais forte em setembro, registrando a maior taxa de crescimento do Nordeste.
As vendas expandiram 3,6% em setembro sobre o mesmo período do ano passado, segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio ampliado de agosto para setembro também registrou alta de 1,7% no segmento, bem acima da média nacional (0,9%).

A taxa de volume de vendas colocou o Estado da Paraíba na liderança entre as nove unidades do Nordeste, seguidas da Bahia (3,5%) e de Pernambuco (2,5%). Outras quatro unidades do Nordeste (RN; SE; MA; e PI) tiveram retração no Nordeste.

Já no indicador do comércio varejista sem incluir os segmentos do ampliado, as vendas do comércio da Paraíba também apresentaram crescimento de agosto para setembro (1,4%), o dobro da taxa da média do País (0,7%). Foi o terceiro crescimento consecutivo do indicador na comparação com o mês anterior. Nos meses de julho (1,3%) e agosto (0,1%) o indicador havia sido positivo.

Segmentos que mais cresceram – As maiores altas em setembro aconteceram nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (5,2%), tecidos, vestuário e calçados (3,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,8%) e combustíveis e lubrificantes (1,2%). A única taxa negativa foi observada em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2%), após avanço de 3,8% no mês anterior.

Taxa de crescimento de vendas ampliadas do comércio do NE

UNIDADE DA FEDERAÇÃO Taxa de crescimento %
PARAÍBA    3,6%
Bahia    3,5%
Pernambuco    2,5%
Alagoas    0,5%
Ceará    0,3%
Rio G. do Norte   -0,5%
Sergipe   – 1%
Maranhão   -1,3%
Piauí   -2,7%

Fonte:PMC/IBGE

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas