27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCom uma frota de 1,2 milhão de veículos, Paraíba realiza o maior...

Com uma frota de 1,2 milhão de veículos, Paraíba realiza o maior evento do setor automotivo do Nordeste

A frota de veículos da Paraíba, incluindo carros, motos e caminhões, tem um total de 1.270.518 milhão, conforme dados coletados das bases do Detran-PB, Fenabrave e Denatran referentes a maio deste ano. Considerando apenas os carros, o estado possui um total de 671.227 automóveis, o que representa 52,8% da frota. Em relação às motos, que detém 44,73% dos veículos do estado, existem 568.307 em circulação na Paraíba, enquanto os caminhões representam apenas 2,43% do mercado, com 30.984 unidades. De olho nesse mercado, o Sebrae vai promover, nos dias 08 e 09 das 14h às 21h, e 10 das 13h às 20h, o Expomotor Paraíba, maior evento do setor no Nordeste.

Com palestras, Hackaton, rodada de negócios e exposição das últimas tecnologias automotivas, o Expomotor Paraíba acontecerá no Centro de Convenções de João Pessoa, com expectativa de receber um público de mais de 10 mil pessoas, além de mais de 70 expositores e mais de 120 marcas do segmento. A programação completa de atividades, assim como a inscrição para o evento, pode ser visualizada na página do Expomotor Paraíba na internet: http://expomotor.sebraepb.com.br/.

De acordo com o especialista da Alpha Consultoria, Alexandre Costa, o Nordeste tem uma tendência, especialmente nas capitais, em ter um grande número de motos em circulação, bastante próximo ao de carros. “Isso ocorre em função das dificuldades na mobilidade urbana, visto que o uso de motos facilita o tráfego nas grandes cidades. Esse fenômeno se repete em todas as capitais da região, sem exceção”, frisou o consultor.

Para ele, João Pessoa ainda tem perspectiva de aumento da frota acima da média, assim como Natal e Aracaju. Por outro lado, as regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e Salvador são praças mais maduras e, por isso, o crescimento é abaixo da média. “A ideia é ter o Expomotor Paraíba como um modelo onde se apresentarão várias formas de mobilidade urbana, desde moto, ônibus, bike e carros, além das novas tecnologias que ajudam a melhorar esses veículos. Assim, as pessoas vão compreender as funcionalidades mais atuais e usar da melhor maneira”, destacou Alexandre Costa.

O organizador do evento, Alex Teixeira, afirmou que a Paraíba é um dos estados que possui as frotas com veículos mais novos em circulação. “Os profissionais que atuam no segmento precisam estar capacitados para atender a esta fatia de mercado, ou seja, a de veículos com tecnologias mais recentes embarcadas. As bikes têm exemplares com valor agregado que chega aos R$50 mil, o que mostra a necessidade de termos mão de obra qualificada. Por isso, o Expomotor vai trazer palestras, informações e soluções para o setor”, analisou.

O evento – O Expomotor Paraíba vai oportunizar o intercâmbio de conhecimentos entre indústrias, distribuidores e lojistas do setor automotivo. Em sua primeira edição, o evento contará com exposições e palestras com temas sobre tecnologia e gestão. Além disso, terá rodada de negócios e hackaton, uma maratona voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras focadas no segmento automotivo. O Expomotor Paraíba contará, também, com simuladores dimensionais, realidade virtual e aumentada e, ainda, realização de testes drives.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas