Samu realiza treinamento para condutores de veículo de emergência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promove, de quarta (23) a domingo (27), treinamento para condutor de veículo de emergência profissional, voltado para todos os motoristas do serviço, com o objetivo de que eles desenvolvam uma condução correta e segura.

Segundo a portaria 2.048 de 2002, do Ministério da Saúde, os condutores de ambulância devem ser submetidos à certificação periódica em técnicas de direção defensiva. Por isso, o curso, que é pioneiro em João Pessoa, inclui habilidades em controlar o veículo, de maneira que não haja envolvimento em acidentes, e exige que o condutor de emergência esteja preparado para lidar com as mais variadas situações cotidianas.

Ivan Júnior, coordenador de Transporte do Samu, reforça a importância de aplicar técnicas de direção defensiva no dia a dia para a segurança do condutor e de quem ele está transportando. “Queremos nossos motoristas cada vez mais capacitados para que nenhum imprevisto aconteça. Pensando nisso, o curso aborda teorias e práticas visando uma direção segura e correta”, completa ele.

O curso contará com 57 condutores e acontecerá na sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP), com carga horária de 20h. Entre os conteúdos estarão: direção segura; manobras de direção defensiva, ofensiva e evasiva; deslocamento em comboio e escolta; slalon simples, duplos e de ré; técnicas em curvas; técnicas de frenagem; posicionamento da viatura na segurança da cena e uso de sinais sonoros e luminosos nas situações de emergência.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.