Prefeitura de Campina inscreve 313 agricultores do Distrito de Galante no Garantia Safra

A Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), inscreveu 313 agricultores, só do Distrito de Galante, no Programa Garantia Safra, referente ao exercício 2019/2020. Este trabalho é feito em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER).

O Garantia Safra se trata do programa de ajuda pecuniária oferecida pelas três esferas do Poder Executivo para cobrir prejuízos em caso de eventuais perdas da produção agrícola, geralmente ocasionadas pela falta de chuva e/ou pelo surgimento de pragas.

As inscrições foram iniciadas na quinta-feira da semana passada, dia 17 deste mês de outubro, e se estenderão até cinco de novembro vindouro. O serviço de atendimento aos produtores rurais de Campina Grande está sendo distribuído em sete localidades do município e o horário do cadastramento é sempre das 8 horas ao meio dia.

Para efetivar a inscrição no Garantia Safra, o interessado terá que apresentar cópias ou originais do Extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) com valor de até R$ 17.964,00 mil.

São necessárias, também, xerox dos seguintes documentos, tanto do titular quanto do cônjuge: RG, CPF, comprovante de residência, escritura do imóvel, Imposto Territorial Rural (ITR), contrato de comodato, arrendamento, parceria e/ou posse, comprovante de filiação em associação, cooperativa e/ou sindicato rural (não obrigatório), certidão de casamento e comprovante de renda (contracheque) dos empregados.

Uma vez efetuadas as inscrições, a relação com os nomes dos produtores rurais interessados no Garantia Safra será encaminhada à Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, em Brasília, a quem cabe a responsabilidade de definir quais dos interessados terão direito ao benefício, com base nos requisitos exigidos por aquele próprio órgão federal.

Após essa triagem, os produtores rurais a serem contemplados com o Garantia Safra receberão carnê para efetuar o pagamento de uma taxa de 17 reais, o que vai lhes garantir o recebimento do benefício, caso haja perda da safra prevista para o ano de 2020.

Além do Distrito de Galante, cujas inscrições se encerraram nesta segunda-feira, dia 21, também serão cadastrados agricultores das seguintes comunidades, obedecendo o calendário previamente elaborado:

AÇUDE DE DENTRO (Escola Municipal, dias 22 e 23) – Açude de Dentro, Gonçalo e Paus Brancos)
ASSENTAMENTO ANTÔNIO EUFROUZINO (Escola Almirante Tamandaré, dias 24 e 25) – Assentamento Antônio Eufrouzino, Logradouro, Queimada da Ema, Currais Velhos, Fazenda Quixaba, Vitória e Venâncio Tomé.
CATOLÉ DE BOA VISTA (Pequeno Richard, dias 29 e 30) – Catolé de Boa Vista, Salgadinho, Lucas, Estreito, Aragão, Navio, Várzea do Capim, São Pedro, Boi Velho, Pequeno Richard e Malhada de Areia.
SÃO JOSÉ DA MATA (Associação dos Moradores, dias, 31 e 1º/11) – Serrotão, Monte Alegre, Riacho dos Porcos, Assentamento José Antônio Eufrouzino (Monte Alegre), Serra de Joaquim Vieira, Olho D´água, Carretão, Lagoa de Dentro, São Januário, Santo Izidro, Cuités e Condomínio do Serrotão.
TAMBOR (Clube de Mães, dia 04/11) – Tambor, Bosque, Mumbuca, Lagoa de João Gomes e Covão)
CASTELO (Associação dos Moradores, dia 05/11) – Castelo, Capim Grande, Cajazeiras, Gaspar, Gabriel e Félix Amaro.

A SEAGRI municipal designou seis dos seus funcionários para o trabalho de efetivação das inscrições dos produtores rurais interessados no Garantia Safra, que no ano passado beneficiou mais de 250 agricultores de Campina Grande.

imagem
imagem

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.