27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPMJP regulariza comerciantes e viabiliza espaços públicos para comércio

PMJP regulariza comerciantes e viabiliza espaços públicos para comércio

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) tem intensificado as ações de ordenamento nos mercados públicos e shoppings populares. O principal objetivo do trabalho é identificar os espaços que podem ser ocupados regularmente por comerciantes cadastrados na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Este ano já foram regularizados 426 comerciantes e os boxes públicos já estão gradativamente sendo ocupados por esses trabalhadores.

A vendedora Emanuelle Félix da Silva viu no cadastro da Sedurb a oportunidade para abrir seu próprio negócio e conseguiu. “Eu assisti uma entrevista do secretário Zennedy Bezerra onde ele convocava os comerciantes informais a se cadastrar na Prefeitura, para que fosse encontrado um local adequado para o comércio. Eu trabalhei em loja a vida toda, mas depois do nascimento do meu último filho, fiquei impossibilitada de trabalhar fora. Comecei a vender roupas infantis em casa. Quando vi a entrevista, resolvi apostar as fichas no cadastro e deu muito certo! Agora comercializo nesse espaço, muito bem localizado”, destacou Emanuelle, que agora vende roupa no Shopping Varadouro.

O local atualmente conta com 613 comerciantes cadastrados. Lá é possível encontrar utensílios domésticos, artesanato, bolsas, acessórios, artigos para celular, lanches, entre outras variedades. Localizado no coração do Centro Histórico, vizinho ao Terminal de Integração, o espaço deve se valorizar ainda mais com o Parque Sanhauá, projeto irreverente que já está sendo executado pela PMJP e que vai transformar a área em um espaço de visitação, ponto turístico e adequado para a prática de atividade esportiva e de lazer.

Dona Maria do Socorro Silva tem 61 anos e comercializa no Shopping Varadouro há oito. Ela só vê vantagens em ser uma comerciante cadastrada na PMJP. “Trabalho com artigos para presente, perfumaria, artesanato e bordado. Tiro a renda da minha família com meu trabalho e, como sou cadastrada na Prefeitura, sempre que tem eventos com oportunidade pro meu artesanato, o pessoal me convida. Tenho orgulho da minha profissão, porque trabalho com isso há mais de 30 anos”, destaca a artesã.

“A partir das vistorias in loco que temos realizado nesses espaços, temos verificado os boxes que podem ser ocupados e direcionado os comerciantes para esses locais. No entanto, para que esse trabalho seja feito, é necessário que essas pessoas procurem a Sedurb para se regularizar. Com a regularização, ofertamos as opções disponíveis para essas pessoas, dentro da nossa cartela de espaços públicos e, com diálogo, a gente regulariza o comerciante e o encaminha para um local apropriado, de acordo com a atividade que pretende ser desenvolvida”, explica Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Ordenamento nos mercados – Nesta quinta-feira (11) a Sedurb entregou 26 alvarás de funcionamento no Mercado de Mangabeira. O documento foi entregue mediante regularização. A Secretaria tem realizado ações itinerantes nos mercados, ofertando os serviços da pasta sem precisar que os comerciantes se desloquem até a Secretaria. Além de orientações de funcionamento, na ocasião os servidores orientam os comerciantes sobre a importância de estar regularizado.

“A gente compreende que nem sempre essas pessoas podem comparecer a Sedurb. Pensando nisso criamos o ‘Dia D de Regularização’. Já passamos por vários espaços, como Centro Comercial de Passagem (CCP), Mercado de Cruz das Armas, Mercado do Bairro dos Estados. Em breve estaremos com esse trabalho no mercado do Alto do Mateus”, reitera Zennedy.

Cadastro – Para ser um comerciante cadastrado na PMJP, basta procurar o anexo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), localizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf). o prédio fica na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, José Américo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo 3218-9062.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas