Na Capital, Prefeitura oferta 100 exames de colonoscopia; veja como e onde fazer

Uma parceria entre a SMS, por meio do Hospital Municipal de Santa Isabel (HMSI) e a Central de Regulação, a Endovídeo Diagnósticos e o Laboratório Roche, está realizando a partir desta quinta-feira (17) e nos dias 18 e 19 de outubro uma programação especial para a realização de exames eletivos e com isso ofertando a realização de 100 procedimentos de colonoscopia.

Os exames estão sendo realizados nesta quinta-feira (17), sexta-feira (18) e sábado (19), na Endovídeo Diagnóstico, localizada na Avenida Beira Rio. A oferta é voltada aos pacientes da lista de prioridades clínicas da rede SUS, catalogados em fila de espera de agendamento na Regulação Municipal.

“Essa parceria da rede municipal de saúde com o serviço de diagnósticos contribui para facilidade de acesso ao exame e diagnóstico das patologias intestinais, em especial o câncer colorretal, onde o tempo é crucial para a efetividade da terapêutica a ser instituída”, destacou a coordenadora do Serviço de Coloproctologia do Hospital Municipal Santa Isabel, Shirlane Malheiros.

Uma das usuárias a realizar o exame é Maria Helena Cavalcanti, que já teve câncer colorretal e sofre com retocolite. Para ela, a realização do exame deve ser periódica para controle do quadro clínico. “Fiquei feliz e aliviada ao receber a ligação para que viesse realizar o exame, pra mim é importante ter sempre um diagnóstico e iniciar o tratamento logo se for preciso”, comenta a aposentada.

“Estamos muito felizes em poder participar dessa parceria entre público e privado que só contribui com a saúde do usuário”, comenta o médico e proprietário da Endovídeo Diagnósticos, Heraldo Rocha.

Serviço – Na rede municipal de saúde é ofertado o atendimento com coloproctologistas e realizado no Hospital Municipal Santa Isabel. No HMSI, o usuário é atendido pelo especialista em coloproctologia e, tendo indicação cirúrgica, serão iniciados os exames pré-operatórios, como exames laboratoriais, risco cirúrgico e consulta pré-anestésica, além do agendamento do procedimento.

Os pacientes diagnosticados com o câncer de intestino e que tiveram necessidade de colocação de bolsa de colostomia recebem assistência completa junto ao ambulatório de ostomizados, localizado no Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência, na Policlínica Municipal de Jaguaribe. Além disso, os ostomizados que necessitam de fechar colostomia são atendidos no Hospital Municipal Santa Isabel.

Para ser atendido no Ambulatório, a demanda é espontânea, mas para atendimento no HMSI, é necessário que o paciente seja encaminhado por outros serviços como as Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou outros hospitais.

Já para a realização de exames de diagnósticos o acesso acontece por meio de encaminhamentos de médicos especialistas e agendamento junto a Central de Regulação.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.