Campina sedia apresentação de resultados da cooperação técnica internacional para aplicação de software no Programa Criança Feliz

O auditório do Senac sediou na manhã desta quinta-feira (3), a apresentação dos resultados do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Cidadania, Governo da Argentina, Microsoft do Brasil e a Prefeitura Municipal de Campina Grande. Este acordo possibilitou o projeto-piloto para teste de ferramenta tecnológica na cidade em programas na área social. Com isso, foi viabilizado o emprego de tecnologia de monitoramento de programas sociais voltados ao desenvolvimento infantil, especialmente o Programa Criança Feliz.

Foram apresentados os resultados da cooperação técnica entre os órgãos parceiros na utilização de software para a coleta de dados nas visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, beneficiando duas mil crianças e suas familias. Campina Grande foi escolhida como município referência na utilização dessa ferramenta tecnológica.  Para tanto, nos dias 25 a 27 de setembro, os visitadores participaram de uma capacitação técnica do uso do software em tablets e smartphone. Já no período de 30 de setembro e 3 de outubro foram aplicadas as ferramentas nos territórios.

A mesa de honra foi integrada pelas seguintes autoridades: prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; secretária de Assistência Social (Semas), Eva Gouveia; juiz da Vara e da Infância e Juventude, Hugo Zhaer; coordenador do projeto-piloto, Pablo Abeleira; secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano (do Ministério da Cidadania), Luana Konzen Nunes; coordenador de Logística da Província de Salta (Argentina), José Martinez e o secretário municipal de Educação, Rodolfo Gaudêncio.

O Brasil é o quinto país da América Latina que recebe a experiência do sistema de monitoramento desenvolvido na Argentina para avaliar as condições de vida de crianças. O cruzamento de dados permitirá prever possíveis vulnerabilidades, antecipando informações para evitá-las. O projeto apresenta informações detalhadas sobre a real situação de cada pessoa entrevistada pelos visitadores.

A cidade foi contemplada com esta iniciativa por ser referência nacional em políticas públicas de Assistência Social. Trata-se da primeira cidade do país para implementar uma parceria com o governo federal, a empresa Microsoft e a Província de Salta (Argentina). Com isso, as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz serão informatizadas. Os 67 visitadores e supervisores locais atuam em todos os bairros da cidade, atendendo crianças e gestantes.

De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, a escolha de Campina Grande como primeira cidade brasileira a aplicar a parceria não é apenas motivo de orgulho, mas de elevada responsabilidade. Ele destacou ainda, durante o seu pronunciamento, os avanços alcançados na atual gestão em programas apontados pelo Ministério da Cidadania como referências nacionais, entre eles o Criança Feliz. Também enalteceu a política de parcerias desenvolvida pelo governo federal para o desenvolvimento de políticas públicas em benefício do setor infantil.

Fizeram pronunciamentos, além do prefeito campinense, para destacar a importância deste acordo de cooperação, a secretária municipal de Assistência Social, Eva Gouveia; o coordenador do projeto-piloto, Pablo Abeleira; o juiz de Direito, Hugo Zhaer e Luana Nunes (pelo Ministério da Cidadania). Todas estas autoridades ressaltaram a dedicação do governo municipal em oferecer importantes políticas sociais e educacionais em favor do segmento integrado pela primeira infância, levando Campina Grande a ter reconhecimento nacional.

Também estiveram presentes à solenidade o secretário da Agricultura, Renato Gadelha; secretário interino da Chefia de Gabinete, Raimundo Asfora Neto; coordenador do Programa Fome Zero, Rubens Nascimento; coordenador do Sine Municipal, Hércules Lafite; coordenadora local do Programa Criança Feliz, Merusca Aguiar, entre outras autoridades.

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.