26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCampina sedia apresentação de resultados da cooperação técnica internacional para aplicação de...

Campina sedia apresentação de resultados da cooperação técnica internacional para aplicação de software no Programa Criança Feliz

O auditório do Senac sediou na manhã desta quinta-feira (3), a apresentação dos resultados do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Cidadania, Governo da Argentina, Microsoft do Brasil e a Prefeitura Municipal de Campina Grande. Este acordo possibilitou o projeto-piloto para teste de ferramenta tecnológica na cidade em programas na área social. Com isso, foi viabilizado o emprego de tecnologia de monitoramento de programas sociais voltados ao desenvolvimento infantil, especialmente o Programa Criança Feliz.

Foram apresentados os resultados da cooperação técnica entre os órgãos parceiros na utilização de software para a coleta de dados nas visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, beneficiando duas mil crianças e suas familias. Campina Grande foi escolhida como município referência na utilização dessa ferramenta tecnológica.  Para tanto, nos dias 25 a 27 de setembro, os visitadores participaram de uma capacitação técnica do uso do software em tablets e smartphone. Já no período de 30 de setembro e 3 de outubro foram aplicadas as ferramentas nos territórios.

A mesa de honra foi integrada pelas seguintes autoridades: prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; secretária de Assistência Social (Semas), Eva Gouveia; juiz da Vara e da Infância e Juventude, Hugo Zhaer; coordenador do projeto-piloto, Pablo Abeleira; secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano (do Ministério da Cidadania), Luana Konzen Nunes; coordenador de Logística da Província de Salta (Argentina), José Martinez e o secretário municipal de Educação, Rodolfo Gaudêncio.

O Brasil é o quinto país da América Latina que recebe a experiência do sistema de monitoramento desenvolvido na Argentina para avaliar as condições de vida de crianças. O cruzamento de dados permitirá prever possíveis vulnerabilidades, antecipando informações para evitá-las. O projeto apresenta informações detalhadas sobre a real situação de cada pessoa entrevistada pelos visitadores.

A cidade foi contemplada com esta iniciativa por ser referência nacional em políticas públicas de Assistência Social. Trata-se da primeira cidade do país para implementar uma parceria com o governo federal, a empresa Microsoft e a Província de Salta (Argentina). Com isso, as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz serão informatizadas. Os 67 visitadores e supervisores locais atuam em todos os bairros da cidade, atendendo crianças e gestantes.

De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, a escolha de Campina Grande como primeira cidade brasileira a aplicar a parceria não é apenas motivo de orgulho, mas de elevada responsabilidade. Ele destacou ainda, durante o seu pronunciamento, os avanços alcançados na atual gestão em programas apontados pelo Ministério da Cidadania como referências nacionais, entre eles o Criança Feliz. Também enalteceu a política de parcerias desenvolvida pelo governo federal para o desenvolvimento de políticas públicas em benefício do setor infantil.

Fizeram pronunciamentos, além do prefeito campinense, para destacar a importância deste acordo de cooperação, a secretária municipal de Assistência Social, Eva Gouveia; o coordenador do projeto-piloto, Pablo Abeleira; o juiz de Direito, Hugo Zhaer e Luana Nunes (pelo Ministério da Cidadania). Todas estas autoridades ressaltaram a dedicação do governo municipal em oferecer importantes políticas sociais e educacionais em favor do segmento integrado pela primeira infância, levando Campina Grande a ter reconhecimento nacional.

Também estiveram presentes à solenidade o secretário da Agricultura, Renato Gadelha; secretário interino da Chefia de Gabinete, Raimundo Asfora Neto; coordenador do Programa Fome Zero, Rubens Nascimento; coordenador do Sine Municipal, Hércules Lafite; coordenadora local do Programa Criança Feliz, Merusca Aguiar, entre outras autoridades.

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas