27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSemob-JP abre Semana Nacional do Trânsito com lançamento do projeto Agentes Mirins

Semob-JP abre Semana Nacional do Trânsito com lançamento do projeto Agentes Mirins

Abrindo a Semana Nacional do Trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) apresentou, nesta quarta-feira (18), as atividades educativas que irão ser realizadas no período de 18 a 25 de setembro. O evento aconteceu no Novo Parque da Bica com apresentação dos Agentes Mirins, projeto realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O superintendente da Semob, Adalberto Araújo, destacou o lançamento do projeto ‘Agentes Mirins’ como uma iniciativa que irá contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas conscientes para um trânsito melhor. “Apostamos muito nas crianças como colaboradores e multiplicadores do bom comportamento no trânsito. A próxima geração vai nos ajudar a levar aos pais e familiares o apelo necessário para uma melhor conduta no trânsito”, declarou.

Alunos da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado fizeram uma apresentação do projeto, que visa capacitar estudantes das escolas municipais para atuarem como multiplicadores e construírem uma cultura de respeito e civilidade no trânsito. Durante a atividade, ainda houve apresentações das crianças dos Creis Júlia Ramos, Ubirajara Pinto, Creuza Pires e Criança Feliz.

“A Semob está inovando a cada ano e ao ver as crianças vestindo a camisa do projeto demonstra que elas estão incorporando essa missão. Hoje despertamos nessas crianças o desejo de fazer um trânsito melhor e de serem cidadãos melhores”, ressaltou a secretária de Educação do município, Edilma Ferreira.

Este ano, o tema da Semana Nacional é ‘No Trânsito, o sentido é a Vida’.
Gilmara Branquinho, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, fez a abertura do evento e explicou que os ‘Agentes Mirins’ consiste em treinar um grupo de crianças com conteúdo teórico e prático sobre o trânsito.  “Para mim é uma grande felicidade esse projeto sair do papel. Cada um fazendo a sua parte já vai haver avanço no ambiente familiar, na escola e na comunidade e, consequentemente, vidas serão salvas”, destacou.

Na parte da tarde, as atividades da equipe de educação continuou com a trilha ecológica, teatro com a equipe da Secretaria de Segurança e Cidadania (Semusb) e exposição de robótica da Sedec.

Parceiros – Nessa ação, ainda estão integradas equipes das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Social (Sedes), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Batalhão de Trânsito da Policia Militar (BPTran), Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Corpo de Bombeiros,  órgãos municipais de trânsito de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Pitimbu, Patos, Cajazeiras, Pombal e Sapé, além das Universidades Iesp, FPB, Facene, Famene e Maurício de Nassau.

Programação
Dias: 19, 20, 24 e 25 de setembro
Local: Novo Parque da Bica
Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Atividades educativas: tendas expositivas, jogos educativos, pintura de desenhos, pintura facial, teatro de bonecos, trilha ecológica e exposição de robótica.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas