Confira a agenda das sessões da Câmara Municipal de João Pessoa para esta semana

Três homenagens e duas discussões movimentam o Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), no período entre os dias 2 e 6 de setembro. Serão realizadas uma audiência pública, duas sessões especiais e duas solenes.

Na segunda-feira (2), a partir das 15h, acontece uma sessão especial para celebrar os ‘100 anos da História de Jackson do Pandeiro’, uma propositura da Mesa diretora da CMJP. O paraibano, de nome José Gomes Filho, natural de Lagoa Grande, pobre, negro e analfabeto até os 35 anos de idade, em 54 anos de carreira, foi responsável, ao lado de Luiz Gonzaga, pela popularização nacional de canções nordestinas.

Outra especial será realizada, a partir das 14h30 da terça-feira (3), para discutir a possibilidade de instituir a capoeira como atividade complementar na grade curricular dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. O vereador João Almeida (Solidariedade) propôs a discussão.

“A capoeira possibilita ao aluno vivenciar os movimentos culturais em sua totalidade, além de aprender a sociabilizar, a respeitar o próximo, a obedecer hierarquia, aprende teatro, música, dança e principalmente a conhecer nossa identidade e a verdadeira história e cultura afro-brasileira. A prática da capoeira melhora ainda o desempenho e o comportamento dos alunos dentro da sala e na relação com os pais e familiares”, defendeu João Almeida.

Uma audiência pública acontece na quarta-feira (4), ás 15h, para debater a efetivação, por parte do Executivo Municipal, das emendas impositivas dos parlamentares (Emendas Cidadãs). A propositura do debate foi do vereador Leo Bezerra (PSB).

“Solicitamos essa audiência pública para discutir a execução das emendas cidadãs, conhecidamente como emendas impositivas, consubstanciadas no artigo 127-A da Lei Orgânica do Município de João Pessoa, tendo em vista a problemática existente no tocante a não execução de tais emendas, que são obrigatórias por parte do Poder Executivo Municipal”, justificou Leo Bezerra (PSB).

Na quinta-feira (5), às 15h, será realizada uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao Secretário de Relações do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Rogério Braz de Oliveira. O vereadores Marcos Henriques (PT) e Humberto Pontes (Avante) propuseram a honraria.

A dedicação à luta dos trabalhadores de João Pessoa e à Região Metropolitana, percorrendo o comércio de toda a cidade, foi destaque na justificativa dos proponentes ao outorgarem a homenagem ao sindicalista.

Encerrando os eventos da semana, na sexta-feira (6), a partir das 10h, haverá uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao repórter fotógrafo Olenildo Nascimento de Lima, natural de Mamanguape (PB). A solenidade foi propositura do presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC), e a honraria foi outorgada pelo então vereador Zezinho Botafogo.

“Trata-se de um dos mais ilustres repórteres fotográficos cuja sua respeitabilidade e dedicação tem servido como referência a inúmeros profissionais da área. Essa homenagem será outorgada a quem soube entregar sua própria vida à causa da divulgação e registro político. A quem vem demonstrando que é preciso ter responsabilidade no registro dos fatos, fazendo deste ideal sua principal missão”, destacou Zezinho Botafogo em sua justificativa.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.