Governo oficializa instalação da Empaer e dirigentes são empossados

Os integrantes do Conselho de Administração da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), da diretoria e todo o corpo operacional das gerências e servidores comissionados nomeados pelo governador João Azevêdo tomaram posse nesta quinta-feira (6), na sede da empresa na estrada de Cabedelo.

Representando o Governo do Estado, foi eleito o procurador geral do Estado, Fábio Andrade, para presidente do Conselho de Administração da Empaer, sendo que os outros integrantes são o secretário da Agricultura e Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Efraim Morais, Nivaldo Magalhães que também presidirá a Empaer, e ainda tem como membros Porfirio Catão Cartaxo Loureiro e Ronaldo Bastos, representantes dos servidores da nova empresa. Como secretária atuará Ana Maria Queiroga.

A Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), foi criada por meio da Lei 11.316 de 17 de abril deste ano, aprovada pela Assembleia Legislativa, unificando a Emepa, Emater e Interpa. Todas as ações que vinham sendo trabalhadas pelas três empresas passaram agora a ser executadas conjuntamente. Assim, tem como objetivo básico pesquisar, programar, executar e fiscalizar a política pública estadual de assistência técnica, extensão rural e regularização fundiária, com vistas ao desenvolvimento da agropecuária e da pesca, como também promover pesquisas de desenvolvimento científico e tecnológico aplicadas à agropecuária, além da produção de sementes para atender ao agricultor familiar.

Do mesmo modo, promover o desenvolvimento rural, a colonização e o planejamento agrícola e agrário, a legalização das terras públicas para assentamento de famílias. Enfim, também com atuação de natureza técnica da empresa, abrangendo sempre uma política de governo para o desenvolvimento da agropecuária nas áreas de pesquisa, extensão rural e regularização fundiária.

Outra ação a se destacar, é a execução de programas de assistência técnica e extensão rural, visando à difusão de conhecimento de natureza técnica, econômica e social para o aumento da produção, da produtividade agrícola e a melhoria das condições de vida no meio rural na Paraíba, de acordo com as políticas para o setor definidas pelos Governos Federal e Estadual.

Além dos Conselhos de Administração e Fiscal, a nova empresa tem diretor-presidente, diretor administrativo, diretor técnico, diretor de pesquisa e diretor de regularização fundiária, além de gerências operacionais especificas para cada área de atuação, seja na direção central e nas 15 regiões administrativas.

A diretoria é composta por um diretor presidente, Nivaldo Magalhães; o diretor administrativo, Jean Queiroga; o diretor técnico, Jefferson Morais; o diretor de pesquisa, Manuel Antonio de Almeida; e o diretor de regularização fundiária, Francisco Elias Ramos.

Na ocasião, o Procurador Geral do Estado Fabio Andrade informou que o governador João Azevêdo está entusiasmado quanto ao desempenho ainda maior da nova empresa. “Foi um grande gesto a unificação das três empresas que vai centralizar ainda mais as ações em favor da agricultura paraibana”, comentou.

O secretário Efraim Morais lembrou o esforço e a dedicação do presidente Nivaldo Magalhães em consolidar a nova empresa, numa ação que contou com as parcerias dos Sindicatos dos servidores das antigas Emater, Emepa e Interpa. Lembrou da importância das pesquisas animal e vegetação que estão à disposição dos agricultores. “Vamos transformar a agricultura numa das prioridades do Governo de João Azevêdo, com isso mudando a paisagem do interior”, afirmou.

O presidente empossado também destacou o apoio recebido de todos, considerando como sendo mais uma vitória dos que integram agora a nova Empaer.

Após a solenidade de posse, ocorreu uma reunião com a participação de técnicos da Secretaria da Fazenda do Estado sobre orientação para a emissão de nota fiscal da comercialização dos produtos ao agricultor pelos escritórios da Empaer.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.