25.8 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeito destaca ações de sustentabilidade da PMJP no Dia Mundial do Meio...

Prefeito destaca ações de sustentabilidade da PMJP no Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, quem passou pelo Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, nesta quarta-feira (5), teve a oportunidade de conhecer, no Corredor Verde, os estandes institucionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), além de prestigiar palestras da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). As atividades deram continuidade às ações da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O prefeito Luciano Cartaxo participou das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente e destacou que esse é um momento de extrema importância para estimular o debate sobre Educação Ambiental e para dar visibilidade à política ambiental da PMJP. “Plantio e distribuição de mudas de árvores, rigor na fiscalização dos crimes ambientais e, sobretudo, capacitação e sensibilização de comerciantes, empresários e empreendedores sobre a necessidade de nos tornarmos cada vez mais uma cidade sustentável. E isso nós só conseguimos se todos se envolverem, adotando novas posturas em relação ao nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, falou sobre as ações internas da Semam, numa manhã de homenagens aos ambientalistas. “Cada departamento da Secretaria ganhou uma placa de madeira, com nomes de ambientalistas que se destacaram na preservação do nosso patrimônio ambiental e também nomes de árvores e plantas típicas do nosso bioma. Internamente também atuamos, com pequenas atitudes, em respeito ao meio ambiente”, destacou.

O gabinete recebeu uma placa com o nome de Lauro Pires Xavier, um dos mais reconhecidos ambientalistas paraibano, professor universitário, autor de diversos livros. A secretaria do gabinete recebeu o nome de Sala Franz Krajcberg, artista plástico nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, conhecido por sua obra expressiva, com denúncias de crimes ambientais.

No Corredor Verde, os técnicos da Semam apresentaram as principais ações que norteiam a política ambiental da cidade. Foram montados estandes do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep), Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) e da Divisão de Análise e Licenciamento (Diva).

Educação- A Semana do Meio Ambiente 2019 da Prefeitura Municipal de João Pessoa está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que nesta quarta-feira (5), comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com as palestras “Práticas Sustentáveis na Educação: interdisciplinaridade através do Projeto Horta Pedagógica” e “Relatos de Experiência através do Projeto Horta Pedagógica”.

A atividade, da Coordenação de Educação Ambiental da Sedec, teve Certificação (Digital) de Participação, foi realizada no auditório do CAM, e contou com apresentações de alunos da Rede Municipal de Ensino.

Programação – A Semana do Meio Ambiente 2019, coordenada pela Semam, envolve uma série de atividades. Cada Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado com base em um tema, que chama a atenção para uma preocupação ambiental urgente. A Semam vai acompanhar o tema da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2019 tem como mote “Poluição do Ar”. Nesta quinta-feira (6), pela manhã, será feito o plantio de mudas com estudantes na Estação Cabo Branco e Estação das Artes e a partir das 14h30, na Semam, será ministrada uma aula sobre Educação Ambiental para Empreendedores que cometeram infrações ambientais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para impulsionar a sensibilização e encorajar ações em todo o planeta em prol da proteção do nosso meio ambiente. Desde que foi instituído, em 1974, o evento cresceu e virou uma plataforma global celebrada em mais de 100 países.

Confira a programação da PMJP no link http://twixar.me/ggSn

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas