29.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura de João Pessoa promove Semana do Bebê a partir desta segunda-feira

Prefeitura de João Pessoa promove Semana do Bebê a partir desta segunda-feira

Os cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (20) a programação em alusão à Semana do Bebê em toda rede de assistência da Capital. A abertura será às 8h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.

A programação segue até do dia 25 de maio, com várias atividades relacionadas ao cuidado ampliado com a primeira infância, crianças de zero a seis anos, nas creches, Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas Municipais.

“O objetivo maior é o combate à mortalidade infantil, assim diversas ações estão sendo intensificadas nesta semana visando incluir crianças e familiares neste processo de cuidar e educar, além de sensibilizar profissionais para a importância destas ações”, informou Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta de Saúde. “Estamos também com ações voltadas à Semana Nacional de Doação de Leite Humano, com ações que se integram promovendo a saúde da criança e a integração de toda família nesse cuidar”, completou.

Apesar de a programação fazer parte da rotina nos serviços da PMJP, e a Semana está prevista em Lei Municipal, os profissionais de saúde têm sido vigilantes e fazem busca ativa para garantir o cuidado em sua integralidade. “Temos trabalhado para aumentar a cobertura vacinal, reduzir obesidade infantil e oriental por meio da educação nutricional hábitos saudáveis, além de realizamos trabalhos direcionados a proteção contra violências e abusos, o estimulo a afetividade, estímulos e condições mais adequadas ao pleno desenvolvimento infantil, através de políticas públicas que favoreçam ainda mais esta fase da vida”, completou Ana Giovana.

Lei Municipal – A Semana do Bebê passou a integrar o calendário oficial de eventos do município de João Pessoa a partir de uma Lei Municipal sancionada no dia 22 de maio de 2015, em decorrência de um projeto enviado por técnicos da SMS para a frente parlamentar de defesa da criança e do adolescente na Câmara de vereadores da Capital.

Saúde da Criança – para organizar todas as ações e atividades voltadas às crianças, além de monitorar o funcionamento dos projetos, a SMS possui uma área técnica exclusiva para a saúde da criança, que realiza, durante todo o ano, diversas ações visando qualidade na saúde de crianças e adolescentes.

Confira a Programação

Dia 20
Abertura Centro Administrativo Municipal – 8h30
Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha do Bispo – 14h30
De 20 a 22- Unidade de Saúde da Família (USF) Bancários Integrada – 8h
De 20 a 25 – Unidade de Saúde da Família (USF) Bessa – 8h
Unidade de Saúde da Família (USF) Padre Hildo – 13h

Dia 21
Unidade de Saúde da Família (USF) São José – 8h
Unidade de Saúde da Família (USF) Miramar – 8h
Unidade de Saúde da Família (USF) Ipiranga – 13h
Unidade de Saúde da Família (USF) Água Fria – 13h
Unidade de Saúde da Família (USF) Timbó III – 13h

Dia 22
Unidade de Saúde da Família (USF) São Rafael – 13h30
Unidade de Saúde da Família (USF) Integrando Vidas – 8h
Unidade de Saúde da Família (USF) Torre I – 8h
Dia 23
Unidade de Saúde da Família (USF) Eucaliptos – 13h
Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Mateus I – 13h
Unidade de Saúde da Família (USF) Altiplano – 8h
Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Clara – 8h
Unidade de Saúde da Família (USF) Torre Integrada – 8h

Dia 25
Unidade de Saúde da Família (USF) Bessa – 13h

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas