Governo lança editais que somam investimentos de R$ 31 milhões em ciência, tecnologia e inovação

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), lançou ações que somam um investimento de R$ 31 milhões para o setor durante o evento “100 dias para Ciência, Tecnologia e Inovação – A história construída na velocidade do agora”. Além de editais, foram assinadas concessões de recursos para projetos e a implementação do Centro de Desenvolvimento Regional na Paraíba (CDR). O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (25), no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Na ocasião, foram lançados três editais inéditos com recursos exclusivos do Estado: edital de apoio à editoração e publicação de periódicos científicos, realização de eventos acadêmicos e feiras de tecnologia; e a realização de Concurso de Redação relacionado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Outros cinco editais contemplaram o intercâmbio de professores da Rede Estadual de Ensino com 104 vagas para a Finlândia, Israel e Espanha. Realizou também a assinatura de Termos de Concessão do Programa Pronex – Programa de Apoio a Núcleos de Excelência para 16 propostas, aprovadas no Edital 06/2018 – Fapesq/CNPq; a Concessão de Auxílio Financeiro a Pesquisador, por meio de Acordo de Cooperação para Pesquisa juntamente com a Fraunhofer Institute for Manufacturing Tecnology and Advanced Materials, na Alemanha.

CDR – Além disso, o Governo Estadual lançou a Carteira de Clientes do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) já em implantação na Região ancorada por Campina Grande. O CDR é um esforço que integra o conhecimento acadêmico e a capacidade produtiva local, com o objetivo de definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões. Visa também proporcionar melhorias na vida da população que se beneficiará das inovações.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.